José Maria Neves

( 28 Março 1960 )
  • Politico
José Maria Neves

José Maria Neves, nasceu no ano 1960 em Santa Catarina, na ilha de Santiago. É administrador público e político.Foi deputado da Assembleia Nacional (A.N.) de 1996 a 2000, eleito pelo Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), à época na oposição, pelo Concelho em que nasceu. Como membro da A.N., ocupou os cargos de 2.º Vice-Presidente da Assembleia e Diretor da Comissão Especial para a Administração Pública, Governo Local e Desenvolvimento Regional.

Nas eleições autárquicas de março do ano 2000, Maria Neves foi eleito Presidente da Câmara do Concelho de Santa Catarina, cuja sede é a cidade de Assomada, segunda maior cidade da Ilha de Santiago.

Após ter sido eleito Presidente do PAICV em junho de 2000 até 2014, seu partido saiu-se vitorioso das eleições legislativas de 14 de janeiro de 2001, contra o partido no poder, o MpD – Movimento para a Democracia. José Maria Neves foi designado Primeiro-Ministro de Cabo Verde pelo Presidente da República, e assumiu o cargo em 1.º de fevereiro de 2001. Novas eleições legislativas foram realizadas em 22 de janeiro de 2006, e, tendo seu partido vencido novamente, foi ele reconduzido à Chefia do Governo de Cabo Verde no dia 7 de março de 2006, para mais um mandato de cinco anos e depois reeleito pela terceira vez em 11 Fevereiro de 2011.

Sua atuação como Primeiro Mandatário de Cabo Verde levou-o em viagens oficiais a diversos países. Já foi recebido em audiência, pela Sua Santidade o Papa Bento XVI em Setembro de 2010 ao qual JMN teve a honra de convidar a <strong>Sua Santidade</strong> que visite Cabo Verde. É um politico que, apesar da sua tenra juventude, já é considerado como o melhor Primeiro Ministro de um país africano pelas várias instancias internacionais. Durante o seu mandato Cabo Verde foi contemplado com o programa do amerícano Millennium Challenge Account [MCA], como apresentou bons trabalhos usando esse dinheiro, Cabo Verde voltou a ser contemplado com mais um pacote do mesmo programa.

José Maria Neves, nasceu no ano 1960 em Santa Catarina, na ilha de Santiago. É administrador público e político. Deputado da Assembleia Nacional de 1996 a 2000, foi eleito pelo Partido Africano para a Independência de Cabo Verde. Como membro da Assembleia Nacional, ocupou os cargos de Vice-Presidente da Assembleia, Diretor da Comissão Especial para a Administração Pública, Governo Local e Desenvolvimento Regional. Nas eleições autárquicas de março de 2000, José Maria Neves foi eleito Presidente da Câmara do Concelho de Santa Catarina, cuja sede é a cidade de Assomada, a segunda maior cidade da Ilha de Santiago e sua terra natal. Depois de José Maria Neves ter sido eleito Presidente do PAICV em 2000 até 2014, o seu partido venceu as eleições legislativas de 2001. Designado primeiro-ministro de Cabo Verde pelo Presidente da República, assumiu o cargo em fevereiro de 2001 -2016.

Autoria/Fonte
Wikipédia

Notícias

Cabo Verde e Holanda reforçam cooperação nas áreas do turismo, educação e segurança social

Porto Novo: Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2030 com um orçamento de 12 milhões de contos

São Domingos: Arqueólogos da Universidade de Cambridge fazem escavações em Alcatraz

Padre Constantina diz que reabilitação da igreja na Cidade Velha representa reconstrução da história do país

Santa Cruz: Programa Jov@Emprego realiza encontro com os setores privados de produção de “Banana e turismo rural”