São Nicolau: Projecto Caminhar inicia acção de capacitação em acompanhantes de “trekking”

Tarrafal de São Nicolau, 16 Out (Inforpress) – Dezasseis formandos começaram a receber hoje, na Ribeira Brava, uma acção de capacitação em acompanhantes de ‘trekking’ no âmbito do Projecto Caminhar, que realiza acções estruturantes para o Turismo de Natureza na ilha de São Nicolau.

A formação, que decorre até o dia 25 deste mês, na Biblioteca Municipal, destina-se a guias turísticos em exercício da actividade e recém-formados, dos concelhos da Ribeira Brava e do Tarrafal, com o intuito de capacitá-los em técnicas de condução e animação de grupos de caminhadas.

A mesma contempla uma componente teórica ministrada em sala e outra prática, no terreno, tendo por base a Rede de Percursos Pedestres em fase de marcação e sinalização.

Na componente teórica, os participantes vão aprender técnicas de segurança, socorro e resgate, climatologia e meteorologia, equipamento, vestiário e material, comportamentos de preservação ambiental, orientação e controle dos tempos, técnicas e dinâmicas de animação bem como promoção, comercialização e venda do serviço de acompanhantes de ‘trekking’.

No final do curso, espera-se que os participantes sejam capazes de acompanhar grupos nos principais trilhos marcados para caminhadas e ‘trekking’ na ilha de São Nicolau, sabendo utilizar o GPS (sistema de posicionamento global, sigla em inglês) identificar distâncias, graus de dificuldade, tempos de percurso, pontos de paragem e reabastecimento durante os percursos.

Esta acção de capacitação é organizada pelo Programa CVE/081 Emprego e Empregabilidade da Cooperação Luxemburguesa com a associação de operadores turísticos de São Nicolau e as câmaras municipais.

Fonte: Economia

Notícias