​Santo Antão acolhe seminário internacional sobre turismo sustentável

Promover Santo Antão como destino turístico alternativo, de natureza, inclusivo e voltado para as comunidades. Eis alguns dos objetivos do Seminário Internacional sobre Turismo Sustentável - Desenvolvimento, Turismo e Sustentabilidade em Destinos Emergentes”, que decorre de 6 a 8 deste mês, em Porto Novo, Santo Antão

Quem o diz é o presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, que, em entrevista, hoje, à Rádio Morabeza, perspectiva a atração de mais turistas para a ilha das montanhas.

“Queremos com este seminário chamar a atenção, promover a nossa ilha, mostrar os atrativos e potencial que temos aqui e com isso promover uma maior vinda de turistas para Santo Antão, para termos a nossa economia voltada para este segmento de atividade, que é fulcral para o desenvolvimento de toda a ilha”, afirma.

O seminário pretende discutir questões relacionadas com o turismo sustentável em Cabo Verde, concretamente em Santo Antão. A ideia passa por colocar na agenda a temática da sustentabilidade e das boas práticas turísticas, e encontrar formas de o turismo contribuir para aumentar a riqueza das famílias, alavancar outros setores de atividade e fixar a população.

A afirmação é de Jorge Revez, presidente da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), organizadora do evento.

“Nós sabemos que hoje a ilha de Santo Antão perde mais de quatro habitantes por dia, o que é complexo e nalguns casos acarreta dificuldade de mão-de-obra. Portanto, como conciliar tudo isto é importante em termos de futuro de planeamento da própria ilha. E Santo Antão pode ser uma laboratório extremamente interessante, que pode depois disseminar estas práticas noutras regiões”, entende.

O Seminário Internacional sobre Turismo Sustentável conta com conferencistas e participantes nacionais e internacionais. O projeto é desenvolvido pela ADPM, em parceria com as Câmaras Municipais de Santo Antão e o Governo.

A cerimónia de abertura deve conta com a presença do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e o ministro do Turismo, José Gonçalves.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”