Santo Antão: Projeto Raízes conclui primeiro ano das ações de sensibilização ambiental nas escolas da ilha

O projeto Raízes (Redes locais para o turismo sustentável e inclusivo) em Santo Antão concluiu já o primeiro ano das ações de sensibilização ambiental, que abarcaram escolas em toda a ilha, com temas como água, agricultura e património natural.

Conforme a direção do projecto Raízes, que está a ser implementado em Santo Antão, desde Setembro de 2017, com o co-financiamento da União Europeia, nesta primeira fase, as ações de sensibilização tiveram como propósito consciencializar as crianças e jovens para a adoção de novas atitudes em relação ao ambiente.

O turismo acessível e inclusivo e a importância do turismo para o desenvolvimento de Santo Antão têm sido, também, questões abordadas nessa campanha de sensibilização, que abarcaram, sobretudo, as escolas secundárias desta ilha.

A iniciativa teve ainda como objetivo alertar aos alunos sobre questões ligadas ao turismo na ilha e da necessidade de “refletirem sobre o modelo de sociedade mais sustentável, capaz de exercer uma cidadania plena, apostando na preservação do meio ambiente”.

No quadro do projeto Raízes, estão, também, a decorrer nas diferentes comunidades da ilha workshops com as populações para a recolha de “subsídios” com vista à elaboração, em 2020, de um plano de ação para um turismo sustentável nesta ilha.

Co-financiado pela União Europeia, em 55 mil contos, o projeto Raízes, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (ADPM), visa promover o turismo sustentável como fator gerador de rendimento e melhoria das condições socio-económicas da ilha.

Fonte: Sapo Notícias CV

Notícias

Cabo Verde não deve competir pelo preço com outros destinos turísticos, avisa CEO da Oásis

Projeto "Volunturismo" movimenta cerca de 30 turistas para São Vicente

Santa Cruz: Autarquia quer transformar município num destino turístico de excelência

Porto Novo recebe investimentos privados nas pescas à volta de 70 mil contos

São Vicente vai acolher missão empresarial alemã com foco nas energias renováveis