Porto Novo: Ambientalistas preocupados com preservação de ninhos de tartaruga durante festival de Curraletes

Pelo menos cinco ninhos de ovos de tartaruga, localizados na praia de Curraletes, no Porto Novo, ainda na fase de incubação, correm risco de ser destruídos durante o festival de música nessa praia, previsto para fim de Agosto.

Essa possibilidade está a preocupar os ambientalistas que já alertaram para a necessidade de preservação desses ninhos de ovos que só estarão a eclodir depois do festival, que levará milhares de pessoas à praia de Curraletes, a três quilómetros da cidade do Porto Novo, Santo Antão.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, Joel Barros, partilha dessa preocupação e lançou um apelo às pessoas que assistam ao festival, que arranca a 31 de Agosto, para necessidade de terem “alguma cautela” e ajudar na preservação desses ninhos de ovos, que têm sido vigiados por voluntários do projecto Vitó.

O projecto, iniciado em 2011 no concelho do Porto Novo, além de combater a captura de tartarugas, visa a prospecção de praias para reconhecimento das zonas de nidificação e ainda acompanhar o desenvolvimento de ninhos.

Nos princípios deste mês de Agosto, quatro tartarugas foram mortas nas praias do Porto Novo por um grupo de indivíduos que vai ser julgado quarta-feira, 22, por captura ilegal de tartarugas.

Os acusados foram detidos em flagrante pela Polícia Nacional, numa operação em que foram apreendidas as quatro tartarugas já mortas (ainda sem esquartejar) e uma viatura, um caso que aconteceu numa altura em que os voluntários do projecto Vitó têm “preocupado” com a protecção das tartarugas, neste concelho.

Fonte: InfoPress

Notícias