Portaria que define perfil e certifica o guia turístico entra em vigor em Julho

A portaria que vai definir o perfil do guia turístico em Cabo Verde e o certifica perante os turistas será publicada em julho, avançou hoje o diretor-geral de Turismo e Transportes, Francisco Martins.

Este responsável fez este anúncio em declarações à imprensa, no final da cerimónia de entrega de certificado aos 17 guias turísticos que participaram na primeira edição do curso de Reciclagem dos Guias de Turismo, nível 2, da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.

Conforme informou, esta portaria, que está a ser analisada para ser aprovada pelo Conselho de Ministros, vai definir o quadro regulador de como é que os guias em Cabo Verde devem ser vistos e como se devem preparar para desempenhar essa função.

“É uma portaria que define o perfil do guia em Cabo Verde, os requisitos básicos para que um profissional desempenha essas funções e também define a carteira profissional ou o crachá que vai passar a usar a nível nacional, certificando os operadores perante os turistas”, disse, assegurando que esta portaria entra em vigor no próximo mês.

O presidente da Associação dos Guias Turísticos de Santiago, Fredy Cardoso, vê com bons olhos essa portaria, pois, segundo disse, é uma luta de há mais de seis meses desses profissionais que querem ver a classe regulamentada e legislada.

“Veio mesmo a calhar e vem ao encontro dos nossos anseios que é ter a nossa classe oficializada e declarada no lote das classes profissionais reconhecida pelo Estado. Isto vem nos equipar e munirmos de instrumentos e de mecanismos que nos permitirão lutar para qualquer necessidade e eventualidade no futuro”, salientou.

Para este guia turístico, já é hora de mudar a mentalidade da sociedade de que um guia turístico é uma profissão “banal”.

Neste sentido, Fredy Cardoso afirmou que esses profissionais têm a missão e um compromisso “forte” de trabalhar para melhorar esta imagem e este “preconceito que já se instalou na sociedade”, pois, os guias turísticos, a seu ver, são o anfitrião e o embaixador do país junto dos turistas.

Participaram nesta formação 17 guias da Ilha de Santiago, que durante três meses, tiveram acão nos módulos de recursos turísticos culturais cabo-verdiana, desenho de itinerários e preparação de serviço de guia, técnicas de acompanhamento e assistência a turistas, ética e deontologia profissional/gestão de conflitos.

Numa segunda fase, segundo o diretor-geral Turismo e Transportes, vão capacitar mais 17 guias com vista a estarem melhor preparados para desempenhar as suas tarefas, garantindo que os turistas que chegam ao país sejam bem acompanhados e bem informados sobre a história de Cabo Verde.

Fonte: Sapo CV

Notícias