Cabo Verde valoriza sistema nacional de estatísticas, diz governante

O Governo de Cabo Verde atribui uma grande importância ao desenvolvimento do sistema nacional estatístico do país e de todos os países africanos, declarou segunda-feira na cidade da Praia o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares.

Expressando-se na abertura de um seminário internacional sobre estatísticas da Governança, Paz e Segurança (GPS-SHaSA), Luís Filipe Tavares lembrou que Cabo Verde recebe pela segunda vez este encontro regional, considerando esse facto "um sinal de reconhecimento do trabalho que o INE de Cabo Verde tem realizado".

“Em 2014 tratou-se do uso da tecnologia móvel na recolha de dados e da produção estatística em África. A escolha de Cabo Verde para a realização do seminário deveu-se essencialmente à utilização dos dispositivos móveis no Censo de 2010. Nesta matéria, o nosso país foi pioneiro em África e faz parte do centro de referência em África para utilização dos dispositivos móveis na recolha estatística”, lembrou.

De facto o seminário realiza-se na cidade da Praia desde segunda-feira última por iniciativa da União Africana (UA) graças às parcerias das Nações Unidas e do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE), de acordo com a fonte.

Representantes de vários países da UA estão presentes neste seminário que vai durar uma semana com o objetivo de discutir sobre a estratégia da harmonização das estatísticas sobre GPS a nível do continente africano.

O encontro vai ainda no sentido de fazer face à proliferação de indicadores na área da Governança, da Paz e da Segurança bem como de instituições que utilizam metodologias diferentes.

“É um projeto de interesse comum de todos os países africanos, e a sua adoção constitui um ponto de viragem para as estatísticas, mas também para as instituições governamentais que precisam destes dados para delinear políticas fundamentadas em evidências”, realça fonte próxima da organização do seminário.

As estatísticas da Governança medem os Direitos Humanos, a Integridade e a Transparência e o Estado de Direito.

Fonte: Panapress

Notícias

Santa Catarina: Autarquia inaugura ligações domiciliárias de água em Rincão

Ex-PR de São Tomé e Cabo Verde já em Luanda para observação eleitoral

Santo Antão recebe programas Start-up jovem e Fomento ao micro empreendedorismo

Adilson Gomes vai ser o novo Diretor-Geral das Artes

DGTT apresenta em Setembro o plano estratégico para o turismo

Festival de Praia d´Tedja com aposta no nacional

Requalificação da Baía das Gatas vai criar condições para atrair mais turistas e emigrantes – Augusto Neves

Ex-PM cabo-verdiano chefia missão de observadores da UA para eleições em Angola

Governo pretende “ampliar” transportes aéreos com os Açores

Santo Antão: Sodesa pode avançar depois da revisão do quadro legal sobre criação de sociedades de desenvolvimento

Época alta do turismo: Santo Antão espera receber 20 mil turistas 05

São Vicente acolhe quarta edição Carnaval de verão

Governo aprova privatização da companhia aérea cabo-verdiana

Cabo Verde beneficia do programa para melhoria dos assentamentos informais