Cabo Verde quer reactivar ligações aéreas com São Tomé e Príncipe

Cabo Verde quer maior aproximação e conectividade com São Tomé e Príncipe, através da retoma das ligações aéreas, disse ontem o Primeiro-Ministro, que está de visita àquele país.

Ulisses Correia e Silva garante que Cabo Verde está a trabalhar no sentido de reactivar a linha aérea Luanda – Sal, com possibilidade de integrar também São Tomé e Príncipe.

“Isto é uma necessidade evidente”, entende.

As declarações do chefe do Governo foram feitas à chegada ao aeroporto são-tomense.

Em Novembro de 2017, angolanos e são-tomenses residentes em Cabo Verde queixaram-se que estão "presos" no território nacional, após o fim dos voos directos da transportadora aérea angolana TAAG, entre Luanda e Praia, e pediram uma solução aos três Governos.

A TAAG - Linhas Aéreas de Angola - suspendeu no final de 2016 os voos directos entre Luanda e Praia, com escala em São Tomé e Príncipe, alegando que a rota não era rentável.

Entretanto, em finais de Janeiro deste ano, o embaixador de Cabo Verde em Angola, Jorge Figueiredo, garantiu que os dois países estão a discutir a possibilidade de reabertura das ligações aéreas directas, numa rota a ser operada pelas companhias de bandeira dos dois Estados.

Correia e Silva anuncia a possibilidade de São Tomé e Príncipe também ser contemplado com a reactivação da linha.

Ulisses Correia e Silva iniciou ontem à tarde uma visita de cinco dias a São Tomé e Príncipe, a convite do seu homólogo são-tomense, Patrice Trovoada. Cabo Verde quer ainda fortalecer a cooperação na área económica, considerando que os dois países têm “complementaridades económicas muito interessantes”.

São assuntos que devem ser abordados no encontro desta quarta-feira com Patrice Trovoada, por forma a definir “um bom quadro de cooperação futura”.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias