Segurança marítima em debate na Praia

No final do Seminário será assinado um protocolo de cooperacção entre a Agência Marítima e Portuária de Cabo Verde e o Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa

A cidade da Praia vai acolher entre 29 e 30 deste mês um Seminário sobre “O exercício da autoridade e das responsabilidades do Estado Costeiro no Mar”.

O Seminário, que decorrerá no Centro Cultural Português irá debruçar-se sobre questões pertinentes ligadas à segurança marítima de Cabo Verde, mas também no seio da CEDEAO e qual o papel dos estados membros na protecção das suas águas, incluindo no combate ao tráfico de droga.

Entre os painéis destacam-se temas como “O exercício das competências do Estado no Mar”; “Modelos e atividades de cooperação internacional para a segurança marítima”; “O exercício concreto das atividades de segurança marítima – êxitos e desafios” e; “Desafios e perspetivas futuras para a cooperação multinacional na área do GdG”.

A iniciativa enquadra-se no programa “Mar Aberto” da Marinha Portuguesa, encontrando-se em Cabo Verde o navio hidrográfico D. Carlos I, que tem realizado várias actividades no país, incluindo cartas náuticas.

No final do Seminário será assinado um protocolo de cooperacção entre a Agência Marítima e Portuária de Cabo Verde e o Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa, e o momento servirá também para lançar as Cartas Náuticas do Porto Grande do Mindelo e do Porto da Praia.

Fonte: A Nação

Notícias