São Vicente: Centro de Turismo e Economia Solidária inaugurado nesta sexta-feira no mercado municipal da Rua de Lisboa

O Projeto Rede de Turismo Solidário e Economia Sustentável de São Vicente inaugura sexta-feira, 6, o Centro de Turismo e Economia Solidária, que também serve de espaço de informação e venda de produtos variados da ilha.

A infra-estrutura, que se localizará no primeiro andar do Mercado Municipal, na Rua de Lisboa, no centro da cidade do Mindelo, vai ser aberta pelas 10:00, em cerimónia que prevê ainda a assinatura de um manifesto de turismo sustentável.

O centro, segundo os promotores, pretende promover os territórios rurais da Ilha de São Vicente, os Roteiros de Turismo e Economia Solidária (RoTES), os Percursos Ecológicos Pedestres (PEP) e Trilhas Subaquáticas, enquadradas no Projeto Rede de Turismo Solidário e Sustentável de São Vicente.

O espaço terá valências de informação, exposição e venda de produtos variados da ilha, provenientes de unidades de transformação agro-alimentar melhoradas e/ou criadas no âmbito do projeto, bem como produtos provenientes de produtores e artesãos da Ilha de São Vicente.

O Programa Rede de Promoção do Turismo Solidário e Inclusivo, do Desenvolvimento Sustentável e Valorização do Território na Ilha de São Vicente é financiado pela União Europeia no valor de mais de 476 milhões de euros.

É promovido pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN), em parceria com o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e a Câmara Municipal de São Vicente.

Conta ainda com a colaboração de outros associados como a ProEmpresa, o Programa das Áreas Protegidas de São Vicente e Santa Luzia, do Ministério da Agricultura e Ambiente, as associações rurais e comunitárias de São Vicente e o Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE).
Fonte: Sapo CV

Notícias