Santa Catarina: Livro “Histórias da História de Santiago” vai ser apresentado quarta-feira em Assomada

O escritor português Nuno Rebocho apresenta quarta-feira em Assomada, Santa Catarina, a sua nova obra literária intitulada “Histórias da História de Santiago”, um trabalho de investigação que aborda factos marcantes da história da Ribeira Grande de Santiago.

A apresentação do livro, que será feita pelo professor José Maria Semedo, com vários estudos e investigação já publicados na área do património da ilha de Santiago, está aprazada para as 16:00, no Centro Cultural Norberto Tavares.

Segundo uma nota enviada à Inforpress, no livro são passados em revista, factos marcantes da história da Ribeira Grande de Santiago, o porquê dos ataques corsários e o seu relacionamento com a crise dinástica em Portugal em 1580 (as lutas do Prior do Crato contra Felipe II) e a dominância do arquipélago crioulo pela Companhia do Grão-Pará e Maranhão.

A obra traz também, dados importantes sobre a Irmandade dos “Homens Pretos” de Nossa Senhora do Rosário e a “visita” a uma das mais antigas tabancas da ilha de Santiago, a Tabanka do Salineiro.

Editor de várias obras de romance, poesia, colectâneas e antologias, livros de crónicas, entre outros, Nuno Rebocho nasceu em Queluz, Portugal, em 1945, com algumas raízes moçambicanas, pelo que cresceu e estudou em Moçambique.

Como jornalista, exerceu actividades na imprensa regional e nacional em Portugal e Cabo Verde, na imprensa especializada e na rádio, foi chefe de serviços da Informação Especial da RDP – Antena 1 e chefe de redacção da RDP – Antena 2 (Rádio Cultura).

O livro “Histórias da História de Santiago”, dado à estampa pela Livraria Pedro Cardoso, foi apresentado em Abril último no Centro Cultural de Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha).

Fonte: InforPress

Notícias