Preços dos produtos importados aumentaram 4,7% em Cabo Verde

O índice de preço dos produtos importados por Cabo Verde aumentou 4,7%, em agosto passado, um valor superior em 21,4% ao registado no mês anterior, revelam os mais recentes dados sobre o Comércio Externo no país, divulgados terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do arquipélago.

Segundo o INE, contribuíram para a subida de preços dos produtos importados os “Bens Intermédios” (10,7%), devido ao aumento dos preços de “outros produtos primários” (39,6%), “outros produtos transformados” (27,5%), bem como os “Combustíveis”, que aumentaram na única subcategoria denominada “combustíveis1” (16,1%).

Estes aumentos foram entretanto atenuados pelos “Bens de Consumo” (-4,7%), que ficaram mais baratos devido à diminuição dos preços de “produtos alimentares primários” (-9,0%) e “produtos alimentares transformados” (-6,5%), assim como pelos “Bens de capital” (-9,8%), cuja descida de preços deveu-se às “máquinas” (-24,4%).

Nas importações, registaram-se aumentos de preços nos produtos minerais (14,6%), das indústrias químicas ou das indústrias conexas (17,5%) e metais comuns e suas obras (24,0%).

As diminuições de preços de maior relevância foram nos produtos do reino vegetal (-8,2%), máquinas e aparelhos, material elétrico, e suas partes; aparelhos (-8,3%) e das indústrias alimentares, bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres, tabaco e seus sucedâneos manufaturados (-5,4%).

Essas diminuições atenuaram a evolução positiva do Índice Global da importação.

No período em referência, o índice de preço das exportações situou-se em 71,8, correspondendo a um acréscimo de 0,7% face ao mês anterior. 

Já a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 0,7%, mais 13,6%, enquanto a taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de -3,8%.

Durante o período em análise registou-se uma deterioração no Índice de Termos de Troca (ITT), com uma diminuição de 3,8%, comparativamente ao mês anterior.

O aumento do ITT é explicado pela descida dos preços dos produtos importados (-8,0%), comparativamente ao aumento dos preços dos exportados (0,4%).

Fonte: Panapress

Notícias