Plataforma dos Jovens Cabo-verdianos na Diáspora lançada sábado em Lisboa

A Plataforma dos Jovens Cabo-verdianos na Diáspora, um projeto de cariz social para aproximar estes jovens da realidade social, económica e política de Cabo Verde, vai ser lançada sábado em Lisboa, durante uma conferência sobre o tema.

Segundo a recém-criada organização, a missão desta plataforma é “promover a integração dos jovens na diáspora no processo de desenvolvimento de Cabo Verde, levando o país e os seus desafios até eles”.

No âmbito do seu trabalho, a plataforma actua através da disseminação de informação relevante sobre o país, mas também promovendo debates, seminários e conferências e workshops, assim como uma melhor integração da diáspora nas suas respetivas comunidades.

A plataforma, que assume como valores a liberdade, a imparcialidade, o rigor, a igualdade, confiança e a solidariedade, vai ser lançada durante a conferência sobre "A participação dos Jovens Cabo-Verdianos na Diáspora no processo de Desenvolvimento de Cabo Verde".

Organizada pelos Jovens Cabo-verdianos na Diáspora, a conferência terá como orador o embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, que abordará o tema da “participação da diáspora no desenvolvimento de Cabo Verde".

Participam ainda Pedro Baptista, fundador da loja virtual de produtos gastronómicos com sabores lusitanos "Portugal Nosso", e Loony Johnson, proprietário da editora Loonaticboy Music.

Raquel Rodrigues, representante da Associação Moinho da Juventude, e Mário Carvalho, fundador do projeto MovinG Diáspora e ex-presidente da Associação Cabo-Verdiana de Lisboa, marcarão igualmente presença no evento.

Nádia Garcia, empreendedora cabo-verdiana, proprietária do salão “Afro Braids”, também irá intervir na conferência, assim como José Luis Hopffer Almada, poeta, jurista, ensaísta, analista e comentador.

Está igualmente prevista a presença do secretário de Estado da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz.

Fonte: PAÍS

Notícias