Morabeza Festa do Livro arranca com formações e lançamento de livro de Eugénio Tavares

Para este primeiro dia estão previstas duas sessões de formação sobre a “Internacionalização da literatura cabo-verdiana” e lançamento de todas as obras de Eugénio Tavares, numa reedição da Biblioteca Nacional.

A Morabeza Festa do Livro arrancou nesta segunda-feira, 30, na Cidade da Praia, com formações sobre a internacionalização da literatura cabo-verdiana e o lançamento da reedição da obra de Eugénio Tavares.

Para este primeiro dia estão previstas duas sessões de formação sobre a “Internacionalização da literatura cabo-verdiana”, lançamento de todas as obras de Eugénio Tavares, numa reedição da Biblioteca Nacional, e uma sessão especial “Escrever como quem planta Ocas”.

A abertura do Morabeza Festa do Livro está marcada para o dia 03 de Novembro, no largo do memorial de Amílcar Cabral, ocasião que serve para homenagear o pai da nacionalidade cabo-verdiana.

Logo de seguida, o foco vai ser no tema “Sodade: esta língua que nos separa”, com participação dos escritores Arménio Viera e Francisco José Viegas.

A Biblioteca Nacional, com um acervo de milhares de livros, vai oferecer a cada biblioteca municipal, através das câmaras, um kit de mil livros, para que assuma o seu papel como dinamizadora as bibliotecas municipais, informou o ministro.

As mesas de debates com os escritores nacionais e internacionais iniciam-se no dia 4, com diversos temas: “A construção de narrativas ilustradas”, “Stória, Stória”, “Dança ma ni crioula”, “É doce morrer no mar”, “Em busca di um futuro”, entre outros.

Mais do que encontro de escritores, esta festa literária procura ser um palco internacional para a produção literária cabo-verdiana e para o desenvolvimento do meio editorial local.

Neste sentido, este evento que decorre até o dia 05 de Novembro, incluirá sessões nas escolas e nas universidades, bem como acções de formação vocacionadas para profissionais e futuros profissionais do sector editorial e livreiro.

A primeira edição de “Morabeza Festa do Livro” conta com a presença de vários escritores cabo-verdianos e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente Arménio Vieira, Germano Almeida, Osvaldo Osório, Vera Duarte, Dina Salústio, Joaquim Arena, Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Afonso Cruz e Valter Hugo Mãe.

“Morabeza-Festa do Livro” recebe também escritores oriundos da África, Ásia e Europa, e assume-se como um ponto de ligação entre os vários continentes onde a expressão portuguesa está presente e viva, através de parcerias com o Festival Rota das Letras (Macau), o Festival da Palavra (Porto Rico e Nova Iorque) e o LeV-Literatura em Viagem (Matosinhos).

Fonte: A Nação

Notícias