Ministério da Cultura vai edificar Museu de Arqueologia já no próximo ano

A obra deve começar dentro em breve, estando o Governo neste momento a finalizar o contrato de parceria com o Banco Comercial

O edifício emblemático defronte à Praça Alexandre de Albuquerque, na Cidade da Praia, que já serviu de casa comercial (a Sony), emprestando também o muro para cartaz do cinema, vai ser transformado no Museu de Arqueologia já em 2018.

A informação foi pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, indicando que o Governo “está a fechar” o protocolo com uma das unidades bancárias nacionais no sentido de se fazer a remodelação deste edifício emblemático, que guarda parte da história da Cidade da Praia.

Conforme explicou Abraão Vicente, a parte do rés-do-chão do edifício vai ser dedicado ao Museu de Arqueologia e o piso superior vai acomodar a Colecção Permanente da Arte Contemporânea e a parte histórica.

A obra, segundo o responsável pela pasta da Cultura, deve começar dentro em breve, estando o Governo neste momento a finalizar o contrato de parceria com o Banco Comercial.

Abraão Vicente fez questão de realçar que esta é a segunda obra do Ministério da Cultura a ser executada em 2018, logo a seguir à restruturação do Centro Nacional de Artesanato na cidade do Mindelo, em São vicente.

Entretanto, o governante anunciou para Outubro, o início dos trabalhos de identificação de todas as obras existentes nas instituições públicas, para que o Estado possa nacionalizar e tomar posse de todas as peças e obras adquiridas ao longo dos 42 anos da independência de Cabo Verde, a favor do público e dos museus cabo-verdianos.

Na quinta-feira passada, o Estado de Cabo Verde foi contemplado com um conjunto de 19 obras de arte – escultura, pintura e máquina fotográfica do século XIX, oferecido pela família franco-cabo-verdiana Nouvion.

Trata-se da primeira doação oficial por parte de um privado à recém-criada Colecção Permanente de Arte Contemporânea.

Fonte: A Nação

Notícias