Literatura: VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa acontece de 19 a 21 de Abril na UNICV

A oitava edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa acontece de 19 a 21 deste mês, na Universidade de Cabo Verde (UNICV), na Cidade da Praia, tendo como enfoque “A Cidade e a Literatura”.

Depois da Cidade da Praia ter recebido, no mês de Outubro de 2017, a VII edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa com o tema “À Margem da Literatura”, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), responsável pela organização, do evento em colaboração com a Câmara Municipal da Praia, volta a reunir personalidades dos Países de Língua Oficial Portuguesa na capital do país para mais um debate à volta da literatura.

Segundo o site da UCCLA, esta edição tem como tema principal “A Cidade e a Literatura: conexões entre Cidadania, Criatividade e Juventude” e três subtemas, “A Literatura e Cidadania”, “A Literatura e Criatividade” e “A Literatura e a Juventude”.

Este evento, que gira em torno da Língua Portuguesa, contribui para o diálogo e o enriquecimento entre os escritores dos diferentes continentes, segundo a organização.

Para esta edição, já estão confirmadas a presença dos escritores cabo-verdianos Fátima Fernandes, Hermínia Curado, Jorge Tolentino, Judite Nascimento, Manuel Brito Semedo e Nuno Rebocho.

De Angola, são esperados os escritores David Capelenguela e Jacques dos Santos, enquanto António Carlos Cortez e José Carlos Vasconcelos representam Portugal e Tatiana Lévy, o Brasil.

Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Zhang Weimin (Macau), Conceição Queiroz (Moçambique), Olinda Beja (São Tome e Príncipe) e Luís Costa (Timor-Leste), são outras personalidades a fazer parte deste evento literário.

De salientar que as anteriores edições decorreram na cidade de Natal (Brasil), em Luanda (Angola) e na cidade da Praia (Cabo Verde).

Ao longo dessas edições, já participaram mais de 100 escritores, entre os quais escritores consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa – incluindo 5 prémios Camões: Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela e Mia Couto, mas também escritoras de diferentes gerações e tradições literárias.

Fonte: InforPress

Notícias