Grupo espanhol investe 80 milhões de euros em novo hotel na ilha cabo-verdiana da Boa Vista

O grupo hoteleiro espanhol Riu vai construir um novo hotel de luxo na ilha cabo-verdiana da Boa Vista, um investimento de 80 milhões de euros numa altura em que passam 11 anos da sua implantação no país.

O anúncio do investimento surge numa altura em que o grupo está a remodelar e a ampliar os investimentos hoteleiros que tem no Sal e na Boa Vista, numa aposta para responder à crescente procura de qualidade por parte dos turistas que visitam Cabo Verde.

"O destino está a pedir um produto de mais qualidade", disse Felix Casado, diretor de operações do grupo para Espanha, Portugal, Cabo Verde e Marrocos.

O responsável falava aos jornalistas no final de uma visita hotéis que o grupo tem em Santa Maria, na ilha do Sal, que foram remodelados para oferecer um produto de "maior qualidade".

"Já temos este produto em outros destinos e em Cabo Verde estávamos a esperar para ver como o mercado evoluía. Está a evoluir em boa linha e, por isso, a aposta para atrair clientes de mais qualidade", disse.

Felix Casado adiantou que, em abril, começará a construção do novo hotel na Boa Vista, que será também um tudo incluído 24 horas, do segmento luxo, num investimento de 80 milhões de euros.

Também na Boa Vista, o grupo está a remodelar um dos dois atuais hotéis, num investimento de oito milhões de euros, em perspetiva tem também a construção de uma quarta unidade hoteleira, embora ainda sem data prevista, que será exclusiva para adultos.

Na remodelação dos dois hotéis no Sal, que reabriram no início deste mês, após mais de quatro meses de obras, o grupo investiu 37 milhões de euros, disponibilizando agora 1.072 quartos entre o Riu Palace Cabo Verde (segmento luxo) e o Clube Hotel Rio Funaná (destinado a famílias).

A reforma, que foi mais profunda no Riu Palace Hotel (antigo Clube Rio Funaná), deu ao hotel, segundo o seu diretor Yeray Zurita, uma personalidade "mais cabo-verdiana", onde pontua, na receção, uma aguarela inspirada na música "A nossa África" de diva cabo-verdiana Cesária Évora.

Os dois hotéis foram alvo de remodelações e atualizações nos quartos, áreas comuns, piscinas e jardins.

A renovação originou a contratação de 100 novos funcionários, elevando para 1.940 o número de trabalhadores que o grupo emprega no total dos quatro hotéis no Sal (cerca de 800 trabalhadores) e na Boa Vista.

Responsável pela entrada de 200 mil turistas anuais em Cabo Verde, Felix Casado adiantou que o grupo regista "uma faturação importante", mas escusou-se a indicar valores.

Ingleses, alemães, holandeses e italianos são os principais clientes dos hotéis do grupo, onde os portugueses representam anualmente 10 a 15% do total, um mercado que Felix Casado quer aumentar.

Com um "governo estável", "um clima imelhorável" e "a morabeza cabo-verdiana", Yeray Zurita adianta que o grupo, que está no país desde 2005, "veio para ficar".

No mesmo sentido, Felix Casado garante que o grupo continuará a apostar em Cabo Verde e, numa altura em que o país tem aberto um programa de privatização de várias empresas, não exclui a possibilidade de investir em outras áreas.

Desde 2005, o grupo Riu investiu em Cabo Verde 273 milhões de euros.

Fonte: Sapo 24

Notícias