Cabo Verde realça importância de ensino de empreendedorismo em escolas

A diretora nacional da Educação, Margarida Silva Santos, destacou segunda-feira na cidade da Praia a importância de se estudar o empreendedorismo nas escolas.

Tomando a palavra durante a cerimónia de abertura deste curso, Margarida Silva dos Santos realçou o seu caráter de inovar, liderar e desenvolver o lado social e económico num mundo cada vez mais competitivo.

“Empreender significa desenvolver competências de liderança, aprender e saber fazer provocando assim o desenvolvimento social e económico e, só assim, se pode fazer parte de uma sociedade mais justa, mais inclusiva e mais tolerante, e ser feliz”, realçou.

Segundo a responsável, foi com este significado que Cabo Verde iniciou há dois anos o programa de empreendedorismo nas escolas secundárias e está agora a preparar-se para generalizar o programa integrado numa área disciplinar transversal do currículo que é a "educação para a cidadania".

Trata-se, acrescentou, de um projeto que conta com o patrocínio de Portugal e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI).

Cabo Verde vai continuar a postar no ensino do empreendedorismo no ano lectivo 2016/2017, depois de, durante dois anos, ter vindo a elevar a cabo uma experiência-piloto nesse domínio em seis ilhas do arquipélago, abrangendo um total de 12 escolas secundário, garantiu a diretora nacional da Educação.

Foi  neste âmbito que, decorre desde 13 a 17 do corrente, no Instituto Universitário de Educação (IUE), uma jornada de formação de formadores em “pedagogia empreendedora” que que visa encorajar instituições de formação e professores a ousarem mais e desafiarem seus alunos para a construção e desenvolvimento das suas competências nesta matéria.

Com a formação dos professores, serão ministradas no ano letivo 2016-2017, aulas a 247 turmas do décimo primeiro ano de escolaridade, abrangendo cerca de 12 mil estudantes, cumprindo assim a estabilidade e eficiência do programa de alargamento do empreendedorismo em conformidade com orientações do Governo.
Fonte: Panapress

Notícias