TEDx chega pela primeira vez a Cabo Verde para ligar país ao mundo e à diáspora

A cidade da Praia acolhe no dia 18, pela primeira vez, o TEDx, um programa de palestras organizado de forma independente e dedicado à difusão de ideias, que pretende ligar Cabo Verde ao mundo e à sua diáspora.

O TED (em português: Tecnologia, Entretenimento e Design) é um evento anual criado há 26 anos no Estado norte-americano da Califórnia e que reúne os principais pensadores e fazedores do mundo para compartilhar ideias de qualquer área, desde as tecnologias, entretenimento e design, à ciência, humanidades, negócios e desenvolvimento.

Em 2009, o TED criou o TEDx, eventos locais e organizados de forma independente, que reúnem pessoas para partilhar as suas ideias em palestras que duram 18 minutos.

No espaço lusófono, os TEDx já foram realizados em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e agora chegam a Cabo Verde, organizados por 12 jovens que têm em comum a paixão pelas tecnologias.

"Todos os que fazem parte da equipa são apaixonadas pelo TED, sendo que muitos nasceram na diáspora, como é o meu caso, apesar de ser cabo-verdiano, ou então estudaram lá fora e tiveram contacto com os eventos TED e sempre sonharam organizar este evento em Cabo Verde", disse à agência Lusa Pedro Lopes, da organização.

Além de cabo-verdianos que nasceram ou estudaram no estrangeiro, Pedro Lopes informou que a equipa organizadora conta com portugueses e pessoas que nunca saíram de Cabo Verde, mas que são "apaixonadas" pelo TED.

E com o objetivo de apostar nas competências dos jovens e na participação cívica da juventude cabo-verdiana, o grupo candidatou-se e depois de um longo processo obteve a licença para organizar os eventos TED em Cabo Verde.

Na cidade da Praia, Pedro Lopes indicou que o TEDx terá como tema "Conexão", cujo objetivo é "criar uma plataforma de apresentação, discussão e difusão de ideias inovadoras e inspiradoras, contribuindo para conectar Cabo Verde ao mundo e à sua diáspora".

"Cabo Verde tem tido recentemente vários projetos que nascem unicamente da sociedade civil e de uma juventude que começa a dizer presente e deseja assumir um papel determinante no país. É esta juventude que quer um país capaz de acompanhar o ritmo do mundo, e vê a inovação e tecnologia a Conexão à Aldeia Global", sustentou.

Pedro Lopes avançou à Lusa que a primeira licença TEDx permite ter "apenas" 100 participantes, ou seja, pessoas que vão assistir 'in loco' ao evento.

"Só será possível assistir ao TEDxPraia por convite e, com um número tão limitado de pessoas, decidimos da forma mais justa possível, distribuir pelos nossos parceiros", disse, garantindo que, para chegar a mais pessoas, as palestras serão transmitidas pela Internet no endereço eletrónico www.tedxpraia.com.

Pedro Lopes afirmou que a sociedade civil cabo-verdiana tem se mostrando "bastante interessada" com o evento, tendo a organização recebido quase uma centena de candidatos a oradores, tando de Cabo Verde como do estrangeiro.

"Vamos ter oradores do mundo inteiro com destaque para Moçambique e Portugal, mas também com a presença forte da nossa diáspora, uma aposta da organização, com oradores de origem cabo-verdiana a virem do Luxemburgo, da Bélgica e dos Estados Unidos da América", apontou.

Pedro Lopes destacou ainda as "parcerias fortes" do Governo cabo-verdiano, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o Instituto Pedro Pires, a Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde e diversas empresas cabo-verdianas.

Fonte: Sapo Notícias

Notícias

Integração da comunidade imigrada da costa africana em São Vicente tem sido normal, diz edil

Abertas as candidaturas para o prémio "Inovação e Empreendedorismo" da III Edição do Somos Cabo Verde - Os Melhores do Ano"

Cabo Verde e ilhas Canárias juntas para "crescimento azul"

Presidente cabo-verdiano visita Portugal e Espanha

Primeiro casino de Cabo Verde já criou 100 postos de trabalho diretos

Japão oferece a Cabo Verde três mil e 703 toneladas de arroz

Encontro de Literatura em Portugal: Ex-Presidente Jorge Sampaio preside à sessão de abertura do ciclo de debates

Governo vai investir 2 milhões de contos no Programa completo de desencravamento em Santiago

Regionalização: Gualberto do Rosário analisa propostas do Governo

Cape Safety: Empresários de restauração aplaudem impacto da certificação de qualidade

Porto Novo: Governo disponibiliza 35 mil contos para habitações

TEDx chega pela primeira vez a Cabo Verde para ligar país ao mundo e à diáspora

Cabo Verde reabre "brevemente" concurso para logótipo de candidatura da morna à UNESCO

Cabo Verde e EUA renovam assinatura dos TRPATI

CC do MCA-Cabo Verde II reúne-se no Sal para aprovar os instrumentos de gestão

Ulisses Correia e Silva quer impulsionar o desenvolvimento turístico do Tarrafal

Ministro Abraão Vicente participa no Festival Literário de Macau

Santa Cruz: Câmara homenageia os seus “mestres” no mês da cultura

Carnaval do Mindelo: Vindos do Oriente é o grande vencedor

Governo vai gastar 50 mil contos para requalificar o Centro de Artesanato de Mindelo

Cabo Verde pede mais apoio da Greenpeace para monitorizar mar e pescas