TEDx chega pela primeira vez a Cabo Verde para ligar país ao mundo e à diáspora

A cidade da Praia acolhe no dia 18, pela primeira vez, o TEDx, um programa de palestras organizado de forma independente e dedicado à difusão de ideias, que pretende ligar Cabo Verde ao mundo e à sua diáspora.

O TED (em português: Tecnologia, Entretenimento e Design) é um evento anual criado há 26 anos no Estado norte-americano da Califórnia e que reúne os principais pensadores e fazedores do mundo para compartilhar ideias de qualquer área, desde as tecnologias, entretenimento e design, à ciência, humanidades, negócios e desenvolvimento.

Em 2009, o TED criou o TEDx, eventos locais e organizados de forma independente, que reúnem pessoas para partilhar as suas ideias em palestras que duram 18 minutos.

No espaço lusófono, os TEDx já foram realizados em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e agora chegam a Cabo Verde, organizados por 12 jovens que têm em comum a paixão pelas tecnologias.

"Todos os que fazem parte da equipa são apaixonadas pelo TED, sendo que muitos nasceram na diáspora, como é o meu caso, apesar de ser cabo-verdiano, ou então estudaram lá fora e tiveram contacto com os eventos TED e sempre sonharam organizar este evento em Cabo Verde", disse à agência Lusa Pedro Lopes, da organização.

Além de cabo-verdianos que nasceram ou estudaram no estrangeiro, Pedro Lopes informou que a equipa organizadora conta com portugueses e pessoas que nunca saíram de Cabo Verde, mas que são "apaixonadas" pelo TED.

E com o objetivo de apostar nas competências dos jovens e na participação cívica da juventude cabo-verdiana, o grupo candidatou-se e depois de um longo processo obteve a licença para organizar os eventos TED em Cabo Verde.

Na cidade da Praia, Pedro Lopes indicou que o TEDx terá como tema "Conexão", cujo objetivo é "criar uma plataforma de apresentação, discussão e difusão de ideias inovadoras e inspiradoras, contribuindo para conectar Cabo Verde ao mundo e à sua diáspora".

"Cabo Verde tem tido recentemente vários projetos que nascem unicamente da sociedade civil e de uma juventude que começa a dizer presente e deseja assumir um papel determinante no país. É esta juventude que quer um país capaz de acompanhar o ritmo do mundo, e vê a inovação e tecnologia a Conexão à Aldeia Global", sustentou.

Pedro Lopes avançou à Lusa que a primeira licença TEDx permite ter "apenas" 100 participantes, ou seja, pessoas que vão assistir 'in loco' ao evento.

"Só será possível assistir ao TEDxPraia por convite e, com um número tão limitado de pessoas, decidimos da forma mais justa possível, distribuir pelos nossos parceiros", disse, garantindo que, para chegar a mais pessoas, as palestras serão transmitidas pela Internet no endereço eletrónico www.tedxpraia.com.

Pedro Lopes afirmou que a sociedade civil cabo-verdiana tem se mostrando "bastante interessada" com o evento, tendo a organização recebido quase uma centena de candidatos a oradores, tando de Cabo Verde como do estrangeiro.

"Vamos ter oradores do mundo inteiro com destaque para Moçambique e Portugal, mas também com a presença forte da nossa diáspora, uma aposta da organização, com oradores de origem cabo-verdiana a virem do Luxemburgo, da Bélgica e dos Estados Unidos da América", apontou.

Pedro Lopes destacou ainda as "parcerias fortes" do Governo cabo-verdiano, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o Instituto Pedro Pires, a Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde e diversas empresas cabo-verdianas.

Fonte: Sapo Notícias

Notícias

Estrada de Chã de Pedras inaugurado no dia 25 de junho

Maritza Rosabal visita Sal e São Nicolau

Cabo Verde vai negociar com UE alargamento do acordo de parceria

FMI em Cabo Verde para avaliar políticas macroeconómicas

Ilha Brava: V Edição da Feira Agro-Pecuária começa hoje

Equipa de Coordenação de Reformas da Administração Pública já foi constituída

Governo vai aumentar o salário mínimo nacional para 15 mil escudos mensal até 2021

Cabo-verdiano reconduzido como Juíz do Tribunal Internacional dos Direitos do Mar

Governo e oposição concertam posições em matérias estruturantes para Cabo Verde

UE alarga prazo a Cabo Verde para exportar pescado no mercado europeu

Cabo Verde reavalia investimentos do BAD dado baixo nível de execução de projetos

Cabo Verde enfrenta ainda “grandes precariedades” na disponibilização de água - PR

90,1% da população já tem acesso à eletricidade em Cabo Verde, diz estudo

Advogados suspendem assistência judiciária oficiosa em Cabo Verde

Empresário chinês de Macau abre banco em Cabo Verde

Banco Central de Cabo Verde procede a corte de dois pontos na taxa diretora

Côte d’Ivoire interessada na experiência de Cabo Verde em matéria de governação eletrónica

Workshop nacional prepara novo quadro de cooperação entre o Governo de Cabo Verde e as Nações Unidas – UNDAF

Empresários cabo-verdianos procuram novas alternativas de negócios em missão à Holanda e Luxemburgo

Volume de negócios nos serviços regista variação homóloga de 5,8% no primeiro trimestre de 2017

Prémio Nacional de Qualidade distingue organizações que contribuem para competitividade do país

Binter Cabo Verde promete que vai garantir “ligação eficiente” entre as ilhas a partir de 1 de Agosto

Porto de águas profundas chumbado pelo Governo

São Vicente: Os artesãos e o CNAD realizam Feira de Artesanato em comemoração do Dia das Crianças