Santo Antão: Turistas retomam viagens a Tarrafal de Monte Trigo para o alívio dos operadores

Os turistas estão a retomar as viagens a Tarrafal de Monte Trigo, no Porto Novo, com a reabertura, esta semana, da estrada para essa localidade, que ficou isolada na sequência das cheias que, em Setembro, fustigaram Santo Antão.

As intervenções na estrada para Tarrafal de Monte Trigo que foram suportadas pelos próprios operadores turísticos e, também, pelos proprietários de carros, coincidem com o arranque da "época alta do turismo" nessa zona, que deve, até Maio de 2017, receber perto de nove mil turistas.

Os operadores turísticos tinham manifestado, nas últimas semanas, alguma preocupação, já que muitos turistas estavam a cancelar as deslocações a Tarrafal de Monte Trigo, devido à falta de acesso à localidade, considerada, para muitos, a "pérola do turismo" de Santo Antão.

Com a reabertura da ligação, os turistas começam a chegar a essa zona para o alívio dos operadores turísticos.

Simão Évora, um dos operadores turísticos locais, alerta, porém, que a ligação se faz ainda com "tremendas dificuldades" pelo que se espera que o Governo e a edilidade portonovense dêem continuidade, agora com a intervenção de máquinas, os trabalhos de melhoramento dessa estrada.

Os operadores turísticos defendem, também, a reabilitação dos caminhos vicinais, que são muito utilizados pelos turistas que chegam a Tarrafal de Monte Trigo, que deverá receber, pelo menos, nove mil turistas, entre este mês de Outubro e Maio do próximo ano, segundo a previsão dos operadores.

João Crisóstomo é proprietário do maior empreendimento turístico nessa localidade - a residencial Vista Tarrafal, que já tem, ao longo desse período, a garantia de uma ocupação que ultrapassará os 70%.

Tarrafal de Monte Trigo dispõe de uma das baías mais lindas de Cabo Verde, eleita, em 2013, uma das sete maravilhas naturais de Santo Antão e possui "excelentes condições" para a prática de desportos náuticos.

Os operadores turísticos desejam, por isso, a instalação na baía do Tarrafal de Monte Trigo de um cais flutuante para o apoio a essa actividade.

Fonte: Inforpress

Notícias