Santo Antão: Época alta do turismo arranca com os operadores optimistas

As 64 casas rurais existentes em toda a ilha deverão registar uma taxa de ocupação que ultrapassa, em certos períodos, os 80%

A época alta do turismo arrancou em Santo Antão, que deverá receber, até Maio de 2018, perto de 20 mil turistas à procura do turismo de caminhadas em trilhas, em busca do contacto com a natureza (trekking).

Os operadores turísticos, ouvidos pela Inforpress, dizem-se preparados para atender à demanda durante os próximos oito meses, período em que os estabelecimentos turísticos, designadamente as 64 casas rurais existentes em toda a ilha deverão registar uma taxa de ocupação que ultrapassa, em certos períodos, os 80%.

É o caso do Tarrafal de Monte Trigo, um dos principais destinos turísticos de Santo Antão, onde, segundo o operador turístico local, João Crisóstomo, o fluxo de turistas, apesar das dificuldades de acesso, deverá aumentar este ano.

Nesta localidade, considerada por muitos “a pérola do turismo” de Santo Antão, a taxa de ocupação nos estabelecimentos turísticos rondará os 80%, mas haverá períodos, como em Dezembro, Março e Abril, em que a taxa de ocupação chegará a 100%.

Porém, o mau estado das estradas municipais e dos caminhos vicinais, que são muitos utilizados pelos turistas que chegam a Santo Antão, provenientes, principalmente, da Europa, preocupam os operadores turísticos, que reclamam ainda a sinalização desses percursos.

Simão Évora, outro operador turístico, defende um programa de manutenção permanente dessas vias que têm uma importância grande para o turismo em Santo Antão.

Com um trabalho de planeamento e diversificação da oferta turística, mas também com a criação das infra-estrutural de apoio, com destaque para o aeroporto, o fluxo turístico aumentará de “forma exponencial” em Santo Antão, segundo o Governo, que informou que esta ilha que já está “na linha de frente” em termos de desenvolvimento do turismo de natureza.

O ministro da Economia, José Gonçalves, que esteve em Santo Antão, esta semana, por ocasião do Dia Mundial do Turismo, que se assinalou a 28 de Setembro, garantiu que o Governo vai “procurar formas de partilhar e levar a experiência de Santo Antão, em matéria de turismo sustentável, a outras ilhas do país.

A partir deste domingo, e até Maio de 2018, espera-se visitas constantes de grupos de turistas a Santo Antão, provenientes, sobretudo, do Norte da Europa, para praticarem o trekking, um tipo de turismo que começou nos anos 90 nesta ilha e que tem experimentado, nos últimos anos, “um grande impulso”, segundo os operadores.

Durante a chamada época alta do turismo, Santo Antão recebe alguns eventos visando a promoção da ilha como destino turístico, com destaque para um seminário internacional sobre o turismo ecológico, que se enquadra num projecto financiado, em 250 mil contos, pela União Europeia (UE), envolvendo as regiões periféricas e Cabo Verde.

O seminário, previsto para Novembro, trará a Santo Antão especialistas dos Açores, Madeira e das Canárias para se debruçarem sobre o turismo ecológico nas regiões periféricas da UE e Cabo Verde, como país associado.

Santo Antão aposta no turismo de natureza como foco do seu desenvolvimento, estando em vias de concretização nesta ilha de projectos, na ordem dos 110 mil contos, visando o incremento desse segmento do turismo, nesta região.

“Teremos a presença em Santo Antão de grandes especialistas internacionais para debaterem o turismo ecológico”, garante o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, reafirmando que o seminário será oportunidade de promoção desta ilha como destino turístico.

O seminário internacional sobre o turismo ecológico faz parte de uma série de 17 fóruns sobre o ecoturismo, previstos para os próximos dois anos nas regiões periféricas da União Europeia e Cabo Verde.

Canárias e Açores já receberem esse fórum, sendo Cabo Verde o próximo país a acolher esse evento, em Novembro.

Fonte: A Nação

Notícias

Banana de Santa Cruz poderia abastecer mercado turístico de Sal e Boa Vista

UNESCO recomenda a Cabo Verde ratificação de convenções sobre património imaterial

Comércio entre a China e os países lusófonos sobe 30,2% até Agosto

ONU alerta para esforço comum para atingir o desenvolvimento sustentável em 2030

IV fórum Mundial de Desenvolvimento Local: Presidente alerta que o mundo tem recursos para travar perdas no desenvolvimento humano e social e reduzir privação

Subsecretária-geral da ONU enaltece “história de sucesso” de Cabo Verde em matéria de desenvolvimento

Fórum vai trazer o mundo para Cabo Verde – representante das Nações Unidas

Secretária-Adjunta do Secretário Geral das Nações Unidas inicia hoje uma visita de três dias

Senegal apoia candidatura de Cabo Verde à Comissão da CEDEAO

PR participa na conferência que assinala Dia da Cultura e das Comunidades Cabo-verdianas em Portugal

Santiago: Calheta de São Miguel acolhe VI Encontro Técnico da Rede Temática da Proteção Civil 2017

Antigo Seminário de S. Nicolau: Gualberto do Rosário sugere a criação da Universidade Católica de Cabo Verde

Director-geral do Turismo e Transportes demite-se do cargo

Porto Novo: Governo avança com 60 mil contos para construção da estrada de acesso à Chã de Branquinho

Governo anuncia plano de emergência para responder à seca

Praia acolhe workshop sobre o “Estudo da Situação da Justiça em Cabo Verde”

Santo Antão: Grogue do Tarrafal de Monte Trigo já está a ser engarrafado para exportação

BCV prevê aumento do PIB próximo dos 4% em 2018

Governo sensível às questões da Diáspora cabo-verdiana

Cabo Verde nomeia embaixadores urbanos para sensibilizar nas questões de habitação

Santo Antão: Época alta do turismo arranca com os operadores optimistas

Ilha do Sal foi palco da 1ª edição da Gala “Cabo Verde Tourism Awards”

Fogo: Cerca de 110 mil contos dispensados aos municípios para o Turismo até 2021

Dia Mundial do Turismo comemorado sob o lema “Turismo sustentável, uma ferramenta para o desenvolvimento”

JPAI promove conversa aberta sobre Educação como Arma para o Desenvolvimento

Cabo Verde na Feira Internacional do Turismo Top Resa em Paris

Governo de Piemonte oferece unidade de produção de ração aos produtores do Planalto Norte de Santo Antão

Queijo de Santo Antão premiado em Itália

Santa Catarina: Terminal rodoviário estará pronto em Outubro

Boa Vista: Câmara Municipal e SDTIBM promovem semana de empreendedorismo