Santa Cruz: Câmara homenageia os seus “mestres” no mês da cultura

Os músicos Katxás, Sema Lopi, Nha Nacia Gomi (Batuco), e Zinha (Batuco), Antom Barreto (Funaná), são os homenageados da Câmara Municipal de Santa Cruz, no seu programa de Março. Além de lembrar os seus Mestres, que deram o seu contributo na Cultura desse concelho, o vereador da Cultura, Jaquelino Varela, afirma que a autarquia quer resgatar os “valores culturais e dotar Santa Cruz de um bom produto turístico cultural”

“A nossa agenda cultural para o mês de Março que começou nesta quinta-feira, 2 de Março. O mês inteiro será preenchido com eventos culturais que visa homenagear um conjunto de figuras como Katxás que faleceu no mês de Março (29), Sema Lopi que nasceu neste mês (28), Nha Nácia Gomi (Batuco), Zinha (Batuco), Antom Barreto (Funaná) que faleceu em Fevereiro último, entre outros”, reiterou o vereador da Cultura que, além de ter proferido uma conferência de imprensa esta quinta-feira, presidiu uma desfile com os fazedores de Cultura do concelho.

Jaquelino Varela lembra ainda que o concelho de Santa Cruz foi fundado a 29 de março de 1971, data que não pode passar despercebida pelos dirigentes municipais. “Os eventos visam também resgatar valores culturais e dotar o concelho de Santa Cruz de um bom produto turístico cultural”, sublinha Varela, ao apontar um conjunto de atividades que vão ser desenvolvidas ao longo deste mês. Esta sexta-feira, 3 de Março, o “Antigu pensamentu” do artista Princezito será apresentado ao público, num encontro, às 13 horas, nos Paços do Concelho.

Constam ainda workshop de artes plásticas e artesanato, noites de estórias em homenagem a Jaime, desfile de moda “3 ritmos”, feira de agricultura, pesca e artesanato e lançamento de videoclip de batuco, Show “ 100% solidário”. Mas as atividades não ficam por aí.

A apresentação de peça teatral “Cipititi e batei ku lisa”, Noite de Serenata em tributo à katchás, palestra sobre vida e obra de katxás e Sema Lopi, festival gastronómico e missa sufrágio a Katxás, Sema Lopi, Nha Nacia Gomi são outras das ações que marcam o programa que terminará, no dia 29 deste mês, com o Festival “1 concelho 3 ritmos”, que, durante três dias, leva muita música tradicional ao Largo Katxás.

Fonte: A Semana

Notícias

Santo Antão: Vinda de turistas islandeses à ilha confirma que turismo local está a conquistar novos mercados na Europa

Cabo Verde precisa de um quadro regulatório mais forte de integração entre a biodiversidade e o turismo

Sal: Praia de Santa Maria poderá hastear Bandeira Azul dentro de três anos – Biosfera1

Praias de Cabo Verde com condições para Bandeira Azul após aplicação de medidas – ONG

Primeiros inspetores chefes da PJ de Cabo Verde com formação da congénere portuguesa