Sal continua a ser o destino preferido pelos turistas

Quase metade dos turistas que chegam a Cabo Verde preferem a ilha do Sal a qualquer outra. Instituto Nacional de Estatística confirma crescimento do Turismo. Nos primeiros três meses deste ano entraram no país mais 18 mil turistas

"No primeiro trimestre de 2019 o número de hóspedes e de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros do país evoluíram positivamente, respetivamente, 8,5% e 4,5%, face ao mesmo período de 2018", aponta hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) no relatório sobre a evolução do Turismo no primeiro trimestre deste ano.

Aquele documento mostra igualmente que nos primeiros três meses deste ano "o Reino Unido foi o principal país de proveniência de turistas; Os turistas deste país foram os que permaneceram mais tempo em Cabo Verde, com uma estadia média de 7,5 noites".

Entre janeiro e março deste ano, continua o INE os estabelecimentos hoteleiros acolheram 233.721 hóspedes, "uma variação positiva de 8,5%, face ao período homólogo do ano anterior. Em termos absolutos, entraram nos estabelecimentos hoteleiros mais 18.372 turistas do que em igual período do ano transato".

Como já foi referido, o Sal é o destino preferido dos turistas que chegam a Cabo Verde. Diz o INE que 45,3% dos turistas ficaram no Sal. Boa Vista, com 29,0%, e Santiago com 10,6% fecham o top 3.

Quanto ao turismo interno, é um setor que continua a ter valores residuais para o setor turístico nacional. Segundo o INE, apenas 5,9% dos turistas têm nacionalidade cabo-verdiana e em termos de dormidas o número é ainda menor (3,3%).

"No trimestre em análise o principal mercado emissor de turistas foi Reino Unido com 22,4% do total das entradas. A seguir vêm, França, Países Baixos e Alemanha, responsáveis por, respetivamente, 13,3%, 12,6% e 11,5%, do total das entradas", conclui o INE.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”

Dia Nacional da Cultura comemorado sob o lema “eu_génio: do legado à ficção”

Governo prevê funcionamento da Universidade Técnica do Atlântico em 2020/2021

Santiago Norte: Municípios juntam-se ao MCIC para homenagear a Morna no Dia Nacional da Cultura e Comunidades