Navio Gago Coutinho faz levantamento hidrográfico em porto cabo-verdiano

O navio da República Portuguesa "Almirante Gago Coutinho" está atracado no Porto Grande do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, onde irá fazer o levantamento hidrográfico no interior do porto e nas proximidades.

O navio, que chega a São Vicente depois de ter estado na cidade da Praia, realiza a missão no âmbito da participação de meios navais portugueses em missões no Golfo da Guiné e na Costa Ocidental Africana, integradas na iniciativa Mar Aberto 2.º Semestre.

Em São Vicente, onde permanecerá até o dia 13 de dezembro, o Almirante Gago Coutinho irá fazer o levantamento hidrográfico das proximidades e no interior do Porto Grande, com o objetivo de atualizar a respetiva cartografia.

No âmbito da Cooperação Técnico-Militar com Cabo Verde, o barco irá participar ainda em diversas atividades de formação e treino de militares da Guarda Costeira e Fuzileiros das Forças Armadas cabo-verdianas.

O navio recebe hoje a visita de docentes e alunos da Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar, durante a qual serão apresentadas as suas capacidades, bem como as principais atividades que desenvolve.

No sábado e no domingo vai estar aberto ao público para visitas.

O navio "Almirante Gago Coutinho" esteve ao serviço da Marinha dos Estados Unidos, tendo sido transferido para a Marinha Portuguesa em setembro de 1999.

Após a chegada a Portugal, foi convertido em navio hidrográfico, dispondo atualmente de diversos equipamentos científicos que lhe permitem a execução de levantamentos hidrográficos até aos 11.000 metros de profundidade.

Também permite a medição de correntes até aos 700 metros de profundidade, a execução de levantamentos sísmicos e colheitas de sedimentos até aos 2.000 metros de profundidade.

Desde maio de 2007, executou diversas missões de carácter científico em águas nacionais e internacionais, como levantamentos hidrográficos para o projeto de extensão da plataforma continental, campanhas oceanográficas para o estudo do ambiente marinho e levantamentos geofísicos para caracterização do fundo e subsolo marinho.

Fonte: Sapo CV

Notícias