Ministro José Gonçalves representa Cabo Verde na 61ª reunião da Comissão Regional da OMT para a África

O ministro do Turismo e Transportes, José Gonçalves, encontra-se na Nigéria a representar Cabo Verde na 61ª reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a África, que decorre até quarta-feira, em Abuja.

Segundo nota governamental, o encontro sob o mote “Estatísticas do Turismo: Um Catalisador para o Desenvolvimento”, reúne todos os Estados africanos membros da OMT, incluindo também várias instituições internacionais relacionadas com o sector do turismo.

A 61ª reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a África visa analisar os actuais desafios e oportunidades para as estatísticas do turismo em África, trocar experiências e partilhar estudos de casos sobre medição do turismo, bem como construir pontes entre os países africanos e fomentar parcerias com instituições-chaves e partes interessadas.

O evento pretende ainda procurar soluções para um sistema mais eficaz de estatísticas do turismo, explorar nova abordagem sobre a medição do turismo sustentável para os países africanos e a sua relevância para melhorar os dados e as políticas do turismo e a integração de estratégias estatísticas nos planos de desenvolvimento do turismo em África.

Segundo a mesma fonte, para esta terça-feira está prevista a análise e discussão de “importante” tema para a OMT como seja a importância das estatísticas do turismo: “melhor medida para uma melhor gestão”.

Trata-se de uma sessão ministerial interactiva que vai abordar a relevância das estatísticas do turismo como uma ferramenta para o desenvolvimento de estratégias eficazes para o turismo sustentável e sua contribuição para as economias nacionais e a necessidade de construir um sistema sólido de estatísticas de turismo e o engajamento de partes interessadas nacionais e parcerias institucionais necessárias para alcançar esse objectivo.

No painel um, o evento vai analisar as estatísticas do turismo na prática, como seguir em frente, tendo em conta as duas normas estatísticas internacionais da ONU, as recomendações Internacionais para as Estatísticas do Turismo de 2008 e a Conta Satélite do Turismo (TSA): Quadro Metodológico Recomendado 2008, que formam a base do actual sistema de estatísticas do turismo.

“Esta sessão fará um balanço do estado actual da medição do turismo nos países africanos e da implementação desses padrões. Os diferentes estudos de caso que serão apresentados darão a oportunidade de compartilhar experiências, desafios enfrentados e lições aprendidas”, avança a nota de imprensa.

No painel dois, alargar o âmbito, estabelecer um quadro estatístico do turismo para medir o turismo sustentável em África, os participantes irão abordar a relevância e o potencial da medição do turismo sustentável (MST) nos países africanos.

“Cabo Verde, através do INE (Instituto Nacional de Estatística), é único na CEDEAO, e um dos poucos países africanos que tem implementado a TSA desde 2011 – com uma cobertura nacional em mais de 90% – e que tem partilhado o conhecimento e experiência na matéria há vários anos com seus parceiros africanos”, refere.

Neste sentido, o arquipélago vai procurar parceria com a OMT para reforçar ainda mais a sua capacidade neste quesito e ajudar os seus parceiros africanos que ainda não tenham essa ferramenta implementada.

Com a realização da 61ª reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a África, os Estados africanos membros da OMT esperam aumentar a conscientização sobre a importância das estatísticas do turismo como ferramenta para melhorar a organização e a gestão do sector.

Promover parcerias entre instituições relevantes e partes interessadas relevantes e atribuir a importância das estatísticas do turismo como ferramenta para melhorar a medição e o gerenciamento são outros dos resultados almejados.

Além de José Gonçalves, que é também ministro da Economia Marítima, a delegação cabo-verdiana inclui ainda o director-geral do Turismo e Transportes, Francisco Martins, e o vice-presidente do INE, Celso Ribeiro.

Fonte: InforPress

Notícias

Empresários desesperam pela mobilidade económica

Angola, Brasil e Moçambique têm total de 720 mil "escravos modernos". Cabo Verde também faz parte da lista

Suspensão levantada. Cabo Verde Airlines já pode voltar aos aeroportos italianos

Cabo Verde apresenta programa da presidência da CPLP

Governo: Cabo Verde assume presidência do Conselho de Ministros da CPLP com humildade e sentido de responsabilidade

“Os alunos que só sabem crioulo, o resultado é o isolamento”

Caso de cancelamento de voos: Chega o primeiro Boeing, mas as ligações para rota das Américas podem não começar de imediato

Cimeira CPLP: Empresários querem que dinâmica do pilar económico comece a fazer-se sentir “de facto”

Pedro Morais: “Temos de transformar a História de São Nicolau em valor, em produto para vender”

Santo Antão: Raízes aposta na criação de “novas dinâmicas” para um turismo rural de qualidade na ilha

São Vicente: Carnaval do Mindelo “desembarca» na Nigéria a convite do Afreximbank

São Domingos: Autarquia aposta na requalificação urbana e promoção das ofertas turísticas

Cesária Évora homenageada no festival O Sol da Caparica

Obra de Dina Salústio entre os finalistas ao Prémio PEN de tradução

Porto Novo: Operadores turísticos avaliam os primeiros três meses do andamento do projecto Rotas das Aldeias Rurais

Instituto da Macaronésia propõe criar soluções para produção de água através do uso das energias renováveis

Plataforma IGRP Web é uma rede electrónica para a criação do emprego jovem – responsável

São Vicente: Carnaval de Verão com divulgação na Europa e no Brasil – organização

São Salvador do Mundo: Arrancam as obras do centro de transformação de produtos agrícolas

Santiago Norte: Projecto capacita jovens para área do turismo com foco na conservação da biodiversidade

Governo quer atrair investimentos da Diáspora com o Estatuto do Investidor Emigrante

Recomendação para ouvir: Mornas ao Piano - mais do que um disco … estórias sentidas e c(o)antadas

Regressa o Campus África, por uma ‘Macaronésia do conhecimento’

Operadores em Santo Antão querem atacar mercado africano

«Há interessados no mercado doméstico de transporte aéreo» - Olavo Correia

Governo sublinha papel da China na produção audiovisual em Cabo Verde

Bienal de Dança de Veneza entrega hoje Leão de Prata a Marlene Monteiro Freitas

OMS saúde progressos na melhoria das condições de vida da população em Cabo Verde

Três mil cabo-verdianos obtiveram nacionalidade Portuguesa em 2017

Sal: Festival Literatura-Mundo foi “fantástico” reunindo gente e escritores premiados de diferentes latitudes, dizem participantes

TradeInvest e Bringbuys assinam memorando para criação de polo tecnológico

Recém-criada Associação de Turismo do Maio almeja transformar a ilha num destino de excelência

A África precisa livrar-se da "Ajuda que mata", defende autora Dambisa Moyo