​Mindelo recebe seminário da Rede Mulheres Profissionais Marítimas e Portuárias da África Ocidental e Central

São Vicente acolhe, entre 15 a 17 deste mês, o “Seminário Internacional da Rede das Mulheres Profissionais Marítimas e Portuárias da África Ocidental e Central - RMPMP-AOC”. O evento internacional acontece sob o tema “Os Portos da África Ocidental e Central e os países sem litoral: Que papel para o desenvolvimento de África?”.

De acordo com um comunicado emitido hoje pela Enapor – Porto de Cabo Verde, durante os três dias serão discutidos e consensualizadas recomendações que possam ajudar os Portos da África Ocidental e Central e os países sem litoral a implementar políticas e projectos que promovam a integração da mulher e o desenvolvimento do continente.

O Estado do Comércio Internacional na África Ocidental e Central, a Estado das relações entre portos da AOC e seus territórios sem litoral, o Empoderamento da Mulher Marítima à realidade Cabo-verdiano e Conciliação da vida familiar e laboral são alguns dos assuntos que estarão em debate.

A Assembleia Geral da Rede das Mulheres Profissionais Marítimas e Portuárias da África Ocidental e Central (RMPMP-AOC) é outra atividade enquadrada no programa do referido Seminário.

Este ano, para comemorar o Dia Mundial Marítimo, a Organização Marítima Internacional (OMI), adoptou o tema "O Empoderamento das Mulheres na Comunidade Marítima”.

“Enquadrado neste âmbito, o Seminário Rede das Mulheres Profissionais Marítimas e Portuárias da África Ocidental e Central acontece sob o lema “As Mulheres dos Portos de África Ocidental e Central para a Integração Económica do Continente”, lê-se.

A organização do evento está a cargo da ENAPOR, enquanto membro ativo da AGPAOC, em pleno exercício do seu mandato de Presidente.

De acordo com o programa, o seminário realiza-se no Auditório Onésimo Silveira, na Universidade do Mindelo. A cerimónia de abertura vai ser presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. O encerramento estará cargo do ministro da Economia Marítima José Gonçalves.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”