Ilha do Fogo: Estudo sobre viabilidade técnica para iluminação do aeródromo de São Filipe será realizado em 2018 – PCA ASA

O estudo da viabilidade técnica para a iluminação da pista do aeródromo de São Filipe, que chegou a ser anunciado pelo ministro da Economia, no passado mês de Junho, vai ser realizado em meados de 2018.

O presidente do conselho da administração (PCA) da Empresa de Segurança Aérea (ASA), Jorge Benchimol Duarte, que efectuou quarta-feira a sua primeira visita às instalações do aeródromo de São Filipe, na qualidade de responsável da ASA, o estudo para iluminação do aeródromo de São Filipe será realizado em 2018, sem avançar uma data exacta para a sua concretização.

O PCA da ASA não quis avançar o prazo para o início e término do estudo e nem para as possíveis conclusões do estudo, indicando que o mesmo vai mostrar vários aspectos em relação à iluminação da pista.

“A iluminação de um aeródromo tem a ver com o aumento da capacidade da sua operação”, disse, indicando que o aeródromo de São Filipe opera, em média, três horas por dia, e a operação diurna ainda tem nove horas para dar, acrescentando que é por esta razão que se vai fazer o estudo.

Aquando do anúncio da realização do estudo, chegou-se a avançar que um operador turístico estaria disponível para co-financiar a sua realização, mas questionado sobre está possibilidade, o PCA da ASA diz não dispor de informação de que há privado interessado em co-participar na realização da iluminação do aeródromo.

Mas, há sensivelmente seis meses, o titular da pasta da Economia tinha afirmado que a iluminação é uma iniciativa de um investidor que pretende investir num turismo de ponta e de alto valor, através da construção de um empreendimento turístico perto da cidade de São Filipe, composto por um hotel de cinco estrelas e SPA, produção industrial e transformação de Aloé Vera (babosa), apartamentos e vilas e ainda zonas destinadas à actividade comercial, ocupando uma área de cerca de 15 hectares de terrenos, mas esta parceria não foi confirmada pelo PCA da ASA.

Além da realização do estudo para equacionar a possibilidade de iluminação da pista do aeródromo de São Filipe, o PCA da ASA indica que no decurso de 2018 vai-se melhorar as instalações, mostrando convicto de que no final de 2018 o aeródromo de São Filipe terá mais conforto e estará mais funcional.

Jorge Benchimol Duarte afirma que será feita uma avaliação das instalações actuais para ver o que pode ser melhorado e relocalizado, e em função do trabalho de levantamento da situação actual far-se-á a remodelação.

Acrescentou que a prioridade da ASA é fazer com que os aeroportos funcionem bem, melhorar as operações, o conforto dos passageiros, melhorar as relações com os clientes, que são as companhias aéreas, e depois de isso avaliar onde a procura justifica que se faça investimentos adicionais.

Segundo o responsável, ideia é fazer investimento na melhoria do terminal em 2018 e, sem avançar com pormenores, salientou que há muita coisa por fazer e empenhada nisso.

Com relação ao aumento do pessoal, afirma que será feito em função das necessidades porque o aeródromo está a funcionar em condições normais.

O PCA da ASA avistou-se com o edil de São Filipe, Jorge Nogueira, e questionado se a questão assumida pela anterior direcção da ASA para com a Câmara, que assumiu o pagamento do montante respeitante a área de servidão aeroportuária e a questão de apoio desta empresa na formação de bombeiros municipais, Jorge Benchimol Duarte disse que foi uma visita de cortesia e que foram analisados aspectos para o futuro e não o passado, sem levantar o véu sobre a matéria abordada.

Fonte: InforPress

Notícias

Candidaturas para 3ª edição do Prémio Literário UCCLA decorrem até 31 de Janeiro

Praia: Ordem do Médicos realiza o seu terceiro Congresso Internacional e o oitavo Congresso Médico Nacional

Leão de Prata de Veneza para cabo-verdiana Marlene Freitas

UE financia projeto de turismo solidário e sustentado na ilha cabo-verdiana do Maio

Santo Antão: Em carteira investimentos de nove mil contos recuperação dos percursos turísticos no Porto Novo

Estudo aponta Cabo Verde como um dos três países de África livre de conflitos armados

Jornalistas cabo-verdianos abraçam causa da violência sexual contra crianças e adolescentes

Tarrafal: Governo vai investir nas potencialidades do concelho para “abrir as portas” ao seu desenvolvimento

Santo Antão: Operadores voltam a mostrar preocupação quanto à implementação da Rota das Aldeias Rurais

Sara Alhinho e Clément Burelle apresentam “Mosaico de Sentimentos” na Praia

Reguladora da aviação quer implementar stopover em Cabo Verde

FAO desembolsa $ 16,3 milhões para projetos de desenvolvimento em Cabo Verde

O desenvolvimento das Maurícias como exemplo para Cabo Verde

FAO assina com Governo Quadro de Programação do País 2018-2022 no valor de 16.3 milhões de dólares

Ilha do Maio: Investidores chineses interessados no mercado turístico na ilha

Delegação empresarial chinesa visita São Vicente com Zona Económica Especial na mira

Governo quer que todos sejam parte das soluções para o país

Governo assina acordo de colaboração com instituições religiosas de solidariedade social

Ministério das Finanças promove 1˚ Encontro com a Juventude sobre a Economia Digital

Governo vai assinar convenção de estabelecimento com TRG Praia para construção de hotel Hilton na capital

Pequenos empreendimentos turísticos vão receber apoio e assistência técnica para obterem o selo de qualidade – IGQPI

Cabo Verde lidera lista de lugares que CNN recomenda visitar em 2018

PIB de Cabo Verde aumenta 4,9% no terceiro trimestre de 2017

Ilha do Sal: Taxa ocupação hotéis aproxima-se dos 100%

Porto Novo: Produtores do queijo tradicional apostam na afirmação internacional do produto galardoado com “Slow Cheese Award”

Padre António Vieira esteve no arquipélago por ocasião do Natal de 1652, revelam as “Cartas de Cabo Verde

Ministério da Cultura e Câmara de Santa Cruz assinam protocolo para promoção do património nacional

Ilha do Fogo: Estudo sobre viabilidade técnica para iluminação do aeródromo de São Filipe será realizado em 2018 – PCA ASA

Cabo Verde foi o destino mais pesquisado no google no Reino Unido em 2017

Número dois do governo compromete-se a estar próximo das empresas

Governo remodelado: Fim do executivo pequeno com a entrada de mais oito elementos e manutenção dos atuais membros