Governo remodelado: Fim do executivo pequeno com a entrada de mais oito elementos e manutenção dos atuais membros

Conforme anunciou o PM, a promoção esperada aconteceu com o actual ministro das Finanças, Olavo Correia, que passa a desempenhar também as funções de vice-primeiro-ministro, coordenando a área economia e social. Correia vai ser coadjovado por três secretários de Estado: Modernização e Administração, Edna Oliveira, actual vereadora dos Assuntos Jurídicos e Recursos Humanos da Câmara Municipal da Praia; o secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, responsável pelo projecto TEDX, e secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, quadro sénior do Banco Mundial.

O mesmo aconteceu com o Fernando Elísio Freire, ministro da Presidência do Conselho de Ministros, que agora é também ministro de Estado, para a coordenação política e da comunicação do Governo. Vai ter como secretário de Estado Carlos do Canto Monteiro, actual director do Gabinete do Primeiro-Ministro, que o vai coadjuvar na área da coordenação política do Governo.

O Ministério da Economia e Emprego foi desdobrado em duas estruturas: Ministério dos Transportes, Turismo e Ministério da Economia Marítima, que vai ficar localizado na ilha de São Vicente. Isto por se considerar que está nesta ilha tudo relacionado com a administração da economia do mar, designadamente a Direção Geral da Economia Marítima, o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Agência Marítima Portuária – AMP, bem como o projecto da criação da Zona Económica Exclusiva para a economia marítima nesta ilha. O acutal ministro José Gonçalves vai tutelar estas Pastas. Terá como secretário de Estado, que o apoiará no domínio da economia marítima, o deputado nacional Paulo Veiga.

Foi criado o Ministério da Indústria e do Comércio e da Energia, a ser chefiado por Alexandre Monteiro, o acutal presidente do Conselho da Administração da Electra.

Já o Ministério da Educação, que continua com a actual titular Maritza Rasabal apesar das críticas e da polémica sobre os erros dos Manuais, vai ser reforçado com um Secretário de Estado: Amadeu Cruz, actual presidente do Instituto de Ciência Economia e Empresarial -ISCEE e ex-presidente da Câmara do Porto Novo.

Foi também criado o cargo de Ministro Adjunto do Primeiro-ministro, que vai ocupar da Integração Regional. Ficará sob a responsabilidade de Júlio César Herbert Duarte Lopes, actual conselheiro público e diplomático do primeiro-ministro.

“A criação deste cargo tem a ver com a necessidade que há vários meses temos vindo a reflectir de termos uma presença mais forte da diplomacia política e económica e da defesa das condições para termos um estatuto especial na CEDEAO.Por isso, a área que tem a ver com a integração regional passará para a chefia do Governo”, justificou Ulisses Correia e Silva.

Fim do governo pequeno e Ministério no MindeloSegundo o Primeiro-ministro, os outros ministérios ficaram com o mesmo titular.Com isso, o governo enxuto de 12 membros passou para 20 elementos - entrou apenas uma mulher. “Esta remodelação já vem sendo preparada há algum tempo e o Governo continua pequeno quanto baste e nós acrescentamos apenas dois ministros e temos mais secretários de Estado e esses serão todos secretários adjuntos e não como secretários da Secretaria do Estado. Queremos reforçar a coordenação económica e política e melhorar a eficácia e eficiência governativa”, fundamentou o PM, para quem este é o momento para se reforçar a dinâmica do Governo.

Com esta remodelação, o Governo inicial enxuto de 12 membros passou para 20 elementos. Ou seja, entraram mais oito membros, sendo um dos quais mulher. A tomada de posse dos novos membros está prevista para 27 deste mês.

Segundo critica o líder da UCID, esta remodelação deitou por terra a promessa do MpD de governar com um executivo reduzido e com menos gastos públicos.

O chefe do Governo fez, hoje, este anúncio de remodelação governamental à imprensa à saída do encontro que teve com o Presidente da República Jorge Carlos Fonseca.

Fonte: A Semana

Notícias

Pedro Morais: “Temos de transformar a História de São Nicolau em valor, em produto para vender”

Santo Antão: Raízes aposta na criação de “novas dinâmicas” para um turismo rural de qualidade na ilha

São Vicente: Carnaval do Mindelo “desembarca» na Nigéria a convite do Afreximbank

São Domingos: Autarquia aposta na requalificação urbana e promoção das ofertas turísticas

Cesária Évora homenageada no festival O Sol da Caparica

Obra de Dina Salústio entre os finalistas ao Prémio PEN de tradução

Porto Novo: Operadores turísticos avaliam os primeiros três meses do andamento do projecto Rotas das Aldeias Rurais

Instituto da Macaronésia propõe criar soluções para produção de água através do uso das energias renováveis

Plataforma IGRP Web é uma rede electrónica para a criação do emprego jovem – responsável

São Vicente: Carnaval de Verão com divulgação na Europa e no Brasil – organização

São Salvador do Mundo: Arrancam as obras do centro de transformação de produtos agrícolas

Santiago Norte: Projecto capacita jovens para área do turismo com foco na conservação da biodiversidade

Governo quer atrair investimentos da Diáspora com o Estatuto do Investidor Emigrante

Recomendação para ouvir: Mornas ao Piano - mais do que um disco … estórias sentidas e c(o)antadas

Regressa o Campus África, por uma ‘Macaronésia do conhecimento’

Operadores em Santo Antão querem atacar mercado africano

«Há interessados no mercado doméstico de transporte aéreo» - Olavo Correia

Governo sublinha papel da China na produção audiovisual em Cabo Verde

Bienal de Dança de Veneza entrega hoje Leão de Prata a Marlene Monteiro Freitas

OMS saúde progressos na melhoria das condições de vida da população em Cabo Verde

Três mil cabo-verdianos obtiveram nacionalidade Portuguesa em 2017

Sal: Festival Literatura-Mundo foi “fantástico” reunindo gente e escritores premiados de diferentes latitudes, dizem participantes

TradeInvest e Bringbuys assinam memorando para criação de polo tecnológico

Ilha do Sal: Segunda edição do Festival Internacional de Literatura arranca esta quinta-feira com cerca de 40 escritores

MCIC apresenta I edição da “Viagem pela história” na Ribeira Grande de Santiago

Maio acolhe “Djarmai Campus-Summer School” em Agosto

Cabo Verde adere a convenções do conselho da Europa sobre proteção de dados e cibercriminalidade

Porto Novo: Operador estrangeiro confirma investimento de 70 mil contos no sector das pescas

O objectivo último é que Cabo Verde, um dia, deixe de precisar da cooperação para o desenvolvimento

Governo dos Açores confiante na cooperação entre ilhas da Macaronésia

Miguel Rosa: “É importante aprender com os erros” do Sal e Boa Vista

Recém-criada Associação de Turismo do Maio almeja transformar a ilha num destino de excelência

A África precisa livrar-se da "Ajuda que mata", defende autora Dambisa Moyo