Governo remodelado: Fim do executivo pequeno com a entrada de mais oito elementos e manutenção dos atuais membros

Conforme anunciou o PM, a promoção esperada aconteceu com o actual ministro das Finanças, Olavo Correia, que passa a desempenhar também as funções de vice-primeiro-ministro, coordenando a área economia e social. Correia vai ser coadjovado por três secretários de Estado: Modernização e Administração, Edna Oliveira, actual vereadora dos Assuntos Jurídicos e Recursos Humanos da Câmara Municipal da Praia; o secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, responsável pelo projecto TEDX, e secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, quadro sénior do Banco Mundial.

O mesmo aconteceu com o Fernando Elísio Freire, ministro da Presidência do Conselho de Ministros, que agora é também ministro de Estado, para a coordenação política e da comunicação do Governo. Vai ter como secretário de Estado Carlos do Canto Monteiro, actual director do Gabinete do Primeiro-Ministro, que o vai coadjuvar na área da coordenação política do Governo.

O Ministério da Economia e Emprego foi desdobrado em duas estruturas: Ministério dos Transportes, Turismo e Ministério da Economia Marítima, que vai ficar localizado na ilha de São Vicente. Isto por se considerar que está nesta ilha tudo relacionado com a administração da economia do mar, designadamente a Direção Geral da Economia Marítima, o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Agência Marítima Portuária – AMP, bem como o projecto da criação da Zona Económica Exclusiva para a economia marítima nesta ilha. O acutal ministro José Gonçalves vai tutelar estas Pastas. Terá como secretário de Estado, que o apoiará no domínio da economia marítima, o deputado nacional Paulo Veiga.

Foi criado o Ministério da Indústria e do Comércio e da Energia, a ser chefiado por Alexandre Monteiro, o acutal presidente do Conselho da Administração da Electra.

Já o Ministério da Educação, que continua com a actual titular Maritza Rasabal apesar das críticas e da polémica sobre os erros dos Manuais, vai ser reforçado com um Secretário de Estado: Amadeu Cruz, actual presidente do Instituto de Ciência Economia e Empresarial -ISCEE e ex-presidente da Câmara do Porto Novo.

Foi também criado o cargo de Ministro Adjunto do Primeiro-ministro, que vai ocupar da Integração Regional. Ficará sob a responsabilidade de Júlio César Herbert Duarte Lopes, actual conselheiro público e diplomático do primeiro-ministro.

“A criação deste cargo tem a ver com a necessidade que há vários meses temos vindo a reflectir de termos uma presença mais forte da diplomacia política e económica e da defesa das condições para termos um estatuto especial na CEDEAO.Por isso, a área que tem a ver com a integração regional passará para a chefia do Governo”, justificou Ulisses Correia e Silva.

Fim do governo pequeno e Ministério no MindeloSegundo o Primeiro-ministro, os outros ministérios ficaram com o mesmo titular.Com isso, o governo enxuto de 12 membros passou para 20 elementos - entrou apenas uma mulher. “Esta remodelação já vem sendo preparada há algum tempo e o Governo continua pequeno quanto baste e nós acrescentamos apenas dois ministros e temos mais secretários de Estado e esses serão todos secretários adjuntos e não como secretários da Secretaria do Estado. Queremos reforçar a coordenação económica e política e melhorar a eficácia e eficiência governativa”, fundamentou o PM, para quem este é o momento para se reforçar a dinâmica do Governo.

Com esta remodelação, o Governo inicial enxuto de 12 membros passou para 20 elementos. Ou seja, entraram mais oito membros, sendo um dos quais mulher. A tomada de posse dos novos membros está prevista para 27 deste mês.

Segundo critica o líder da UCID, esta remodelação deitou por terra a promessa do MpD de governar com um executivo reduzido e com menos gastos públicos.

O chefe do Governo fez, hoje, este anúncio de remodelação governamental à imprensa à saída do encontro que teve com o Presidente da República Jorge Carlos Fonseca.

Fonte: A Semana

Notícias

Candidaturas para 3ª edição do Prémio Literário UCCLA decorrem até 31 de Janeiro

Praia: Ordem do Médicos realiza o seu terceiro Congresso Internacional e o oitavo Congresso Médico Nacional

Leão de Prata de Veneza para cabo-verdiana Marlene Freitas

UE financia projeto de turismo solidário e sustentado na ilha cabo-verdiana do Maio

Santo Antão: Em carteira investimentos de nove mil contos recuperação dos percursos turísticos no Porto Novo

Estudo aponta Cabo Verde como um dos três países de África livre de conflitos armados

Jornalistas cabo-verdianos abraçam causa da violência sexual contra crianças e adolescentes

Tarrafal: Governo vai investir nas potencialidades do concelho para “abrir as portas” ao seu desenvolvimento

Santo Antão: Operadores voltam a mostrar preocupação quanto à implementação da Rota das Aldeias Rurais

Sara Alhinho e Clément Burelle apresentam “Mosaico de Sentimentos” na Praia

Reguladora da aviação quer implementar stopover em Cabo Verde

FAO desembolsa $ 16,3 milhões para projetos de desenvolvimento em Cabo Verde

O desenvolvimento das Maurícias como exemplo para Cabo Verde

FAO assina com Governo Quadro de Programação do País 2018-2022 no valor de 16.3 milhões de dólares

Ilha do Maio: Investidores chineses interessados no mercado turístico na ilha

Delegação empresarial chinesa visita São Vicente com Zona Económica Especial na mira

Governo quer que todos sejam parte das soluções para o país

Governo assina acordo de colaboração com instituições religiosas de solidariedade social

Ministério das Finanças promove 1˚ Encontro com a Juventude sobre a Economia Digital

Governo vai assinar convenção de estabelecimento com TRG Praia para construção de hotel Hilton na capital

Pequenos empreendimentos turísticos vão receber apoio e assistência técnica para obterem o selo de qualidade – IGQPI

Cabo Verde lidera lista de lugares que CNN recomenda visitar em 2018

PIB de Cabo Verde aumenta 4,9% no terceiro trimestre de 2017

Ilha do Sal: Taxa ocupação hotéis aproxima-se dos 100%

Porto Novo: Produtores do queijo tradicional apostam na afirmação internacional do produto galardoado com “Slow Cheese Award”

Padre António Vieira esteve no arquipélago por ocasião do Natal de 1652, revelam as “Cartas de Cabo Verde

Ministério da Cultura e Câmara de Santa Cruz assinam protocolo para promoção do património nacional

Ilha do Fogo: Estudo sobre viabilidade técnica para iluminação do aeródromo de São Filipe será realizado em 2018 – PCA ASA

Cabo Verde foi o destino mais pesquisado no google no Reino Unido em 2017

Número dois do governo compromete-se a estar próximo das empresas

Governo remodelado: Fim do executivo pequeno com a entrada de mais oito elementos e manutenção dos atuais membros