Cidade Velha vai ser palco no fim-de-semana da primeira edição da “Viagem pela História”

A Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago (CMRGS) vai realizar a partir de sexta-feira, 28, até domingo, 30, a primeira edição da “Viagem pela história”, que vai transformar o sítio histórico num espaço do século XVI e XVII.

Organizada em parceria como Ministério da Cultura e Industrias Criativas, este evento, conforme avançou o presidente da CMRGS, Manuel de Pina, visa demonstrar “todo o potencial cultural” do sítio histórico da Cidade da Velha ligado ao turismo.

Manuel de Pina avançou que esta iniciativa vai contar com a participação de sítios históricos com experiência como o de Santa Maria da Feira (Portugal), esperando que com os “ganhos conseguidos” possa reproduzir esse programa durante todo o ano.

“Podemos transformar a rua Banana em espaço do século XVI onde aparece escravos e senhores, numa lógica de atractividade turística”, explicou.

O projecto irá se desenrolar na Fortaleza Real de São Felipe com a ideia de trazer ao presente o ambiente e a história dos séculos XVI e XVII, vivenciados na Ribeira Grande de Santiago no período da escravatura.

O projecto está orçado em cerca de 15 mil contos, conforme tinha anunciou, no passado mês de Junho, o ministro Abraão Vicente, aquando da apresentação do projecto “Viagem pela história”.

Fonte: A Semana

Notícias

Santo Antão: Vinda de turistas islandeses à ilha confirma que turismo local está a conquistar novos mercados na Europa

Cabo Verde precisa de um quadro regulatório mais forte de integração entre a biodiversidade e o turismo

Sal: Praia de Santa Maria poderá hastear Bandeira Azul dentro de três anos – Biosfera1

Praias de Cabo Verde com condições para Bandeira Azul após aplicação de medidas – ONG

Primeiros inspetores chefes da PJ de Cabo Verde com formação da congénere portuguesa