Cabo Verde participa no capital do Afreximbank

O ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, anunciou, terça-feira, na cidade da Praia, que o seu país vai ratificar um acordo de participação no capital do Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank).

Olavo Correia fez este anúncio quando falava na abertura dum workshop sobre os “Mecanismos e Oportunidades de Financiamento/investimento para o Setor Privado Cabo-verdiano” promovido pela Cabo Verde TradeInvest, no âmbito da visita de uma missão do Afreximbank a Cabo Verde.

O governante garantiu ao vice-presidente da instituição que o Governo cabo-verdiano, para além de ratificar o acordo de participação no seu capital, está também interessado em acompanhar o seu aumento.

Olavo Correia disse ainda que Cabo Verde pretende também domiciliar um conjunto de eventos que o Afreximbank realiza à escala global, estando, neste sentido, já acordado com a instituição que ainda este ano a ilha do Sal receberá um evento de âmbito internacional, promovido pelo banco.

“Estamos disponíveis para domiciliar vários outros eventos que podemos organizar em conjunto e em benefício do Afreximbank, mas também da projeção da imagem externa de Cabo Verde no mundo”, precisou.

Explicou que, com a realzação do workshop por ocasião da visita da missão do Afreximbank, o Governo  pretendeu realçar a parceria público-privado e falar de um Estado facilitador e que aposta cada vez mais na melhoria do ambiente de negócios no arquipélago cabo-verdiano.

O Afreximbank assinou, em setembro de 2015, um acordo de facilidade de crédito de 57 milhões de euros para a construção dum hotel de cinco estrelas na praia de Santa Maria, em Cabo Verde, a favor do Grupo Decameron New Horizon sediado no arquipélago.

Na altura, o Presidente do Afreximbank, Jean-Louis Ekra, declarou que a aprovação desta facilidade em duas fases se enquadrava na estratégia do banco de facilitar o crescimento dos setores turísticos nos seus Estados-membros no quadro da sua firma Construction and Tourism-Linked Relay Financing Facility (Contour).

Segundo o Afreximbank, a primeira fase desta facilidade, de 30 milhões de euros, vai fornecer uma garantia de pagamento ao Ecobank Cabo Verde, agente administrativo local e financeiro dos trabalhos de construção, e permitirá ao grupo Decameron New Horizon financiar os trabalhos, mas igualmente comprar equipamentos e mobiliários.

A segunda fase de 27 milhões de euros será concedida ao empreteiro, o Es-Ko Group, como capital para a compra de equipamentos, mobiliários e acessórios suplementares.

O complexo hoteleiro de 544 quartos compreenderá um centro de conferências, restaurantes à beira-mar e um centro de fitness e relax.

O Afreximbank foi estabelecido em Abuja, Nigéria, em 1993, por governos africanos, investidores privados e instituições financeiras africanas e não-africanas, com o objetivo de financiar, promover e expandir o comércio intra-africano e extra-africano.

A insituição financeira pan-africana já financiou, em 2015, um projeto turístico no arquipélago,num montante de 57 milhões de euros

Fonte: Panapress

Notícias

Estrada de Chã de Pedras inaugurado no dia 25 de junho

Maritza Rosabal visita Sal e São Nicolau

Cabo Verde vai negociar com UE alargamento do acordo de parceria

FMI em Cabo Verde para avaliar políticas macroeconómicas

Ilha Brava: V Edição da Feira Agro-Pecuária começa hoje

Equipa de Coordenação de Reformas da Administração Pública já foi constituída

Governo vai aumentar o salário mínimo nacional para 15 mil escudos mensal até 2021

Cabo-verdiano reconduzido como Juíz do Tribunal Internacional dos Direitos do Mar

Governo e oposição concertam posições em matérias estruturantes para Cabo Verde

UE alarga prazo a Cabo Verde para exportar pescado no mercado europeu

Cabo Verde reavalia investimentos do BAD dado baixo nível de execução de projetos

Cabo Verde enfrenta ainda “grandes precariedades” na disponibilização de água - PR

90,1% da população já tem acesso à eletricidade em Cabo Verde, diz estudo

Advogados suspendem assistência judiciária oficiosa em Cabo Verde

Empresário chinês de Macau abre banco em Cabo Verde

Banco Central de Cabo Verde procede a corte de dois pontos na taxa diretora

Côte d’Ivoire interessada na experiência de Cabo Verde em matéria de governação eletrónica

Workshop nacional prepara novo quadro de cooperação entre o Governo de Cabo Verde e as Nações Unidas – UNDAF

Empresários cabo-verdianos procuram novas alternativas de negócios em missão à Holanda e Luxemburgo

Volume de negócios nos serviços regista variação homóloga de 5,8% no primeiro trimestre de 2017

Prémio Nacional de Qualidade distingue organizações que contribuem para competitividade do país

Binter Cabo Verde promete que vai garantir “ligação eficiente” entre as ilhas a partir de 1 de Agosto

Porto de águas profundas chumbado pelo Governo

São Vicente: Os artesãos e o CNAD realizam Feira de Artesanato em comemoração do Dia das Crianças