Cabo Verde acolhe pela primeira vez TEDx um programa de eventos locais dedicado à difusão de ideias inspiradoras

Cabo Verde acolhe em Março de 2017, pela primeira vez, TEDx, um programa de eventos locais promovido de forma independente e dedicado à difusão de ideias inspiradoras sobre diversos aspectos da sociedade.

Pedro Lopes, um dos responsáveis pela organização do evento, explicou à Inforpress, que TEDx Praia visa divulgação de ideias/projectos com impacto em Cabo Verde, contribuindo para a sua visibilidade.

“Através deste evento internacional, que será transmitido em directo vai-se explicar ao mundo quais são as ideias de Cabo Verde. TEDx Praia vai igualmente colocar Cabo Verde no mapa nos eventos TEDx a nível mundial, informou Pedro Lopes.

“Conexão” é o tema que os participantes vão dissertar durante o encontro, e que a organização acredita ser um contributo da sociedade civil para conectar Cabo Verde ao mundo e à sua diáspora.

De acordo com um comunicado da organização do evento, Cabo Verde tem tido recentemente vários projectos que nascem unicamente da sociedade civil e de uma juventude que começa a dizer presente e deseja assumir um papel determinante no país.

“Uma juventude que quer Cabo Verde a correr ao ritmo do mundo e vê na inovação e na tecnologia uma ponte virtual que nos conecta à Aldeia Global”, sublinha o comunicado.

A organização do evento refere ainda no documento que, aproveitando a posição estratégica global de Cabo Verde, decidiu-se projectar uma ligação visual com o X de TEDx no Mapa-Mundi.

Os vídeos produzidos durante o evento são disponibilizados no site TED.com que tem milhões de visualizações a nível mundial, disse Pedro Lopes.

O evento TEDx Praia vai ser apresentado ao público esta quinta-feira às 17:00 na Reitoria da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

TED (em português: Tecnologia, Entretenimento, Design) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à difusão de ideias inspiradoras.

O TED, uma organização sem fins lucrativos cujas iniciais significam Technology, Entertainment, Design, é um evento anual criado há 26 anos no Estado norte-americano da Califórnia e que reúne os principais pensadores e fazedores do mundo para compartilhar ideias de qualquer área, desde as tais tecnologias, entretenimento e design, à ciência, humanidades, negócios e desenvolvimento.   

No espírito das "ideias que merecem ser espalhadas", o TED criou o TEDx, eventos auto-organizados que reúnem pessoas para compartilhar uma experiência TED, "na esperança de que o TEDx se torne um fórum local de ideias dentro da comunidade, que inspire as pessoas a mudar as suas vidas, os seus futuros e, finalmente, o seu mundo", lê-se num comunicado.

Pelos palcos deste evento já passaram oradores como Bill Gates, Al Gore, Michelle Obama, Sir Richard Branson, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala e Gordon Brown.

No espaço Lusófono, os TEDx já se realizaram em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e chega agora a vez de Cabo Verde.

Fonte: InforPress

Notícias