ASA: Movimento de passageiros nos aeroportos cresceu 11,5% em 2016

Em 2016 passaram pelos aeroportos um total de 2.215.892 passageiros.

Os aeroportos de Cabo Verde registaram em 2016 um crescimento de 11,5% no número de passageiros e de 9,1% no movimento de aviões relativamente ao ano anterior, segundo dados da ASA.

Segundo o boletim estatístico da ASA - Aeroportos e Segurança Aérea, empresa de gestão aérea, durante o ano de 2016 passaram pelos aeroportos de Cabo Verde um total de 2.215.892 passageiros, refletindo um crescimento de 11,5%, em relação ao ano anterior.

O aumento de passageiros verificou-se nos sete aeroportos cabo-verdianos, tendo o aeroporto internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, o mais movimentado do país, registado um aumento de mais de 22% de passageiros internacionais.

Em segundo lugar ficou o aeroporto internacional Aristides Pereira, na ilha da Boa Vista, que registou um aumento de 9,5%, sobretudo passageiros vindos das principais cidades europeias emissoras de turistas para Cabo Verde.
A Thomson Fly, Tap Air Portugal e Tui Fly Netherlands foram as operadoras que mais contribuíram para o aumento de passageiros nos aeroportos de Cabo Verde.
O aeroporto internacional Nelson Mandela, na capital cabo-verdiana, registou, por seu lado, um decréscimo no número de passageiros internacionais na ordem dos 4,1%, no mesmo período, o que a ASA justifica "em grande parte com as obras de remodelação" que está a sofrer.

No mesmo período, a ASA registou um total de 30.209 movimentos de aeronaves, mais 2.519 do que no mesmo período do ano anterior, o que representa um crescimento de 9,1% no número de voos que passaram por Cabo Verde.

O crescimento dos movimentos de aeronaves registou-se tanto a nível nacional (+6,8%), como internacional (+11,7%), quando comparado com igual período de 2015.

O aeroporto internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, é o que detém o maior peso nos movimentos internacionais (53%), enquanto o aeroporto internacional Nelson Mandela, na cidade da Praia, ilha de Santiago, tem o maior peso nos voos domésticos (35%).

Em termos do número de voos, os aeroportos do Sal, Boa Vista e cidade da Praia registaram aumentos a nível internacional de 18,6%, 10,3% e 1,2%, respetivamente.

A nível interno, as variações mais positivas no número de aeronaves registaram-se nos aeroportos internacionais Nelson Mandela, na cidade da Praia, e Cesária Évora, na ilha de São Vicente, e no aeroporto de São Nicolau, com aumentos de 14,8%, 12,3% e 22,8%, respetivamente.

Os aeroportos internacionais Amílcar Cabral, no Sal, e Aristides Pereira, na Boavista, e o aeroporto do Fogo viram o movimento doméstico de aeronaves decair 1,0%, 0,1% e 11,1% respetivamente.

O volume de carga transportada pelos aeroportos de Cabo Verde em 2016 caiu em média 3,3%, penalizada pela quebra de 17,2% registada no transporte de carga a nível interno, verificada em todos os aeroportos nacionais.

Fonte: Sapo Notícias

Notícias

Integração da comunidade imigrada da costa africana em São Vicente tem sido normal, diz edil

Abertas as candidaturas para o prémio "Inovação e Empreendedorismo" da III Edição do Somos Cabo Verde - Os Melhores do Ano"

Cabo Verde e ilhas Canárias juntas para "crescimento azul"

Presidente cabo-verdiano visita Portugal e Espanha

Primeiro casino de Cabo Verde já criou 100 postos de trabalho diretos

Japão oferece a Cabo Verde três mil e 703 toneladas de arroz

Encontro de Literatura em Portugal: Ex-Presidente Jorge Sampaio preside à sessão de abertura do ciclo de debates

Governo vai investir 2 milhões de contos no Programa completo de desencravamento em Santiago

Regionalização: Gualberto do Rosário analisa propostas do Governo

Cape Safety: Empresários de restauração aplaudem impacto da certificação de qualidade

Porto Novo: Governo disponibiliza 35 mil contos para habitações

TEDx chega pela primeira vez a Cabo Verde para ligar país ao mundo e à diáspora

Cabo Verde reabre "brevemente" concurso para logótipo de candidatura da morna à UNESCO

Cabo Verde e EUA renovam assinatura dos TRPATI

CC do MCA-Cabo Verde II reúne-se no Sal para aprovar os instrumentos de gestão

Ulisses Correia e Silva quer impulsionar o desenvolvimento turístico do Tarrafal

Ministro Abraão Vicente participa no Festival Literário de Macau

Santa Cruz: Câmara homenageia os seus “mestres” no mês da cultura

Carnaval do Mindelo: Vindos do Oriente é o grande vencedor

Governo vai gastar 50 mil contos para requalificar o Centro de Artesanato de Mindelo

Cabo Verde pede mais apoio da Greenpeace para monitorizar mar e pescas