Fogo: Lançado concurso para construção de reservatório metálico de equipamento do furo de Benexa

No quadro do programa CVE 082, financiado pelos Governos de Cabo Verde e de Luxemburgo, foi lançado dois concursos para seleção de empresas e fornecedores para a construção de um reservatório e equipamentos para o furo de Benexa

Um dos concursos, cujo limite para participação termina na segunda-feira, 04 setembro, visa a aquisição e posterior instalação dos equipamentos hidráulicos e de energia renováveis para o furo de prospeção de água de Benexa, zona de expansão sul da cidade de São Filipe.

O outro concurso, cujo prazo termina a 15 de setembro, visa construção de um reservatório metálico com capacidade para 300 metros cúbicos de água, localizado nas proximidades do furo de Benexa, e que vai abastecer as zonas de expansão da cidade para o sul, incluindo o hospital São Francisco de Assis e outras estruturas que vão surgindo nesta área.

Quer a construção do reservatório quer o equipamento do furo enquadra-se no programa “água e saneamento” e o beneficiário é a empresa intermunicipal de águas, Águabrava, que passa a fazer a exploração e gestão das infraestruturas.

O administrador/delegado da Águabrava, José Rodrigues, disse à Inforpress que a exploração do furo de Benexa vai ser exclusivamente através de energias renováveis e segundo parâmetros técnicos definidos.

Após a conclusão dos trabalhos, explicou, a ideia é explorar entre seis a sete horas o respetivo furo, captando uma média de 300 metros cúbicos/dia.

José Rodrigues indica que o funcionamento deste furo vai permitir abastecer toda a zona de expansão sul da Cidade, cobrindo as zonas de Montinho, Cutelo de Açúcar e mesmo parte de Achada de São Filipe.

Atualmente, a disponibilidade de fornecimento de água à cidade de São Filipe é de 1.500 metros cúbicos/dia, ultrapassando as necessidades atuais que é de mil metros cúbicos.

Com o equipamento e exploração do furo de Benexa, a disponibilidade diária passará a ser de 1.800 metros cúbicos, quase o dobro das necessidades, segundo o administrador/delegado da Águabrava.

Fonte: Sapo Notícias

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras