Cabo Verde anuncia retoma de negociações para concessão de portos

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anuncia retomar negociações com a multinacional francesa Bolloré, iniciadas com o Governo anterior, com vista à concessão dos portos nacionais.Em entrevista ao semanário “Expresso das Ilhas”, dado à estampa na quarta-feira passada, Ulisses Correia e Silva sublinhou que o seu Governo, quer que os portos sejam “competitivos, um fator de dinamização e não de estrangulamento da economia”. Frisou que isto significa que eles têm de praticar taxas e tarifas “competitivas” quer para o comércio quer para investimentos que se fazem em Cabo Verde.
O chefe do Governo cabo-verdiano sublinhou que “esses princípios estarão em cima da mesa das negociações que teremos com a Bolloré” durante as quais o Governo procurará “salvaguardar os interesses do país”.
O processo visando a concessão dos portos de Cabo Verde à empresa multinacional Bolloré esteve para avançar com o anterior Governo, liderado pelo ex-primeiro-ministro José Maria Neves.
No entanto, alguns setores ligados à atividade portuária consideraram, na altura, que o acordo que se perspetivava “não seria o mais vantajoso para o país”.
Fonte: Panapress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras