Número de hóspedes em estabelecimentos hoteleiros aumenta 17,2% em Cabo Verde

O número de hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros em Cabo Verde, no primeiro trimestre do ano em curso, atingiu um total de 190 mil e 653, traduzindo-se numa variação positiva de 17,2% face ao período homólogo de 2015, apurou a PANA, sexta-feira, na cidade da Praia, de fonte estatística.

De acordo com a Estatística do Turismo sobre a Movimentação de Hóspedes, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em termos absolutos, entraram nos estabelecimentos hoteleiros cabo-verdianos mais 28 mil e 49 turistas do que em igual período de 2015.

No período em referência, as dormidas atingiram um milhão e 135 mil e 867, traduzindo-se numa variação positiva de 12,1%, em relação ao primeiro trimestre do ano transato, o que, em termos absolutos, representa um aumento de 122 mil e 503 dormidas.

Hotéis continuam a ser as unidades de alojamento mais procurados, representando 81,9% do total das entradas e seguem aldeamentos turísticos com cerca de 7,8% e  residenciais com 4,2%.

Relativamente às dormidas, os hotéis representam 90,8%, ao passo que os aldeamentos turísticos espelham 3,3% e os residenciais 2,2%.

A Ilha do Sal teve maior acolhimento, com 51,1% das entradas, seguida da Boa Vista, com 27,8% e Santiago com 9,7%, situação que se repete também em relação às dormidas: Sal com 55,1%, Boa Vista com 36% e Santiago com 3,5%.

Já por países de residência habitual dos hóspedes, os Cabo-verdianos originaram 6% das entradas e 2,7% das dormidas.

O principal mercado emissor de turistas foi o Reino Unido com 19,1%, seguido da França com 11,7%, da Alemanha com 10,8% e dos Países Baixos com 10,6%. Quanto às dormidas, o Reino Unido continua em primeiro lugar com 26,9% do total.

No segundo lugar aparecem os Países Baixos com 12,6%, a Alemanha com 12% e França com 9,6%.

Cerca de 99% escolheram, como local de acolhimento, hotéis que também registaram a maior taxa de ocupação, ou seja 67% de camas, de acordo com os mesmo dados.

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras