Indicador de confiança no consumidor mantém tendência ascendente em Cabo Verde

O Indicador de Confiança no Consumidor (ICC) em Cabo Verde manteve, no quarto trimestre de 2016, a tendência ascendente dos últimos trimestres, registando nesse período o valor mais alto dos últimos sete trimestres consecutivos, de acordo com dados do inquérito de Conjuntura no Consumidor.

De acordo com estes dados apurados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e divulgados terça-feira última na cidade da Praia, a confiança dos Cabo-verdianos na economia continuou a aumentar, relativamente ao mesmo período do ano 2015.

No 4º trimestre 2016, as famílias inquiridas consideram que, globalmente, a situação económica no país teve um comportamento negativo quando comparado com o trimestre homólogo, apesar de reconhecerem que, tanto os preços de bens e serviços como o desemprego no país, diminuíram face ao trimestre homólogo.

Em relação à poupança, cerca de 75% dos inquiridos consideraram que, com a atual situação económica do país, não será possível poupar dinheiro, tendo este percentual sido de 87% no trimestre homólogo do ano anterior.

20% dos inquiridos afirmam ser possível poupar algum dinheiro com a atual situação económica do país, contrariamente aos 5% registados no trimestre homólogo.

Conforme os dados apurados pelo INE, as famílias inquiridas não têm a intenção de comprar ou construir uma casa nos próximos 2 anos e a maioria, ou seja 87% é da opinião de que não irá comprar, nem construir casa, contra 97% registados no período homólogo.

Entretanto, os Cabo-verdianos dizem acreditar que, para os próximos 12 meses, tanto a situação financeira das famílias como a económica, deverão evoluir positivamente face ao mesmo período do ano 2016.

Segundo as famílias inquiridas, tanto os preços de bens e serviços como o desemprego deverão diminuir quando comparado com o trimestre homólogo.

Fonte: Panapress

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos