IPC realiza primeiro mergulho em arqueologia subaquática no ancoradouro da Cidade Velha

O Instituto do Património Cultural (IPC) realiza hoje, na Cidade Velha, o primeiro mergulho em arqueologia subaquática no ancoradouro da baia de Cidade Velha com o objectivo de fazer a georreferenciação do local

Segundo explicou à Inforpress o coordenador da Direcção de Monumentos e Sítios, Jaylson Monteiro, a iniciativa está inserida na primeira missão do projecto CONCHA da Cátedra UNESCO – o Património Cultural dos Oceanos – que visa desenvolver conhecimentos históricos e patrimoniais, no domínio da investigação, salvaguarda e valorização do legado subaquático.

“Nessa primeira fase vamos fazer a georeferenciação da baia de Cidade Velha, tirar algumas anotações para que em Julho e Agosto possamos fazer um trabalho mais detalhado com registo, levantamentos e escavações”, esclareceu, sublinhando que Cabo Verde é o primeiro país a acolher o este projecto, em 2018, que conta com o financiamento da União Europeia em parceria com a Universidade Nova de Lisboa.

Jaylson Monteiro afirmou que para esta segunda-feira, 23, esta prevista também um mergulho na zona da Gamboa, na Cidade da Praia, e no dia 24, em São Francisco.

O primeiro mergulho de prospecção arqueológica em Cidade Velha contou com a participação de dois técnicos portugueses, técnicos do IPC, Polícia Marítima e Guarda Costeira.

O projecto CONCHA explica as diferentes formas pelas quais as cidades portuárias se desenvolveram em torno da borda do Atlântico no final do século XV e início do século XVI em relação aos diferentes ambientes ecológicos e económicos globais, regionais e locais.

Para além de organizar oficinas académicas e publicações, o projecto pretende educar envolvendo o público em pesquisas históricas com uma série de conferências e exposições e auxiliando as instituições públicas no desenvolvimento da conservação do património e do turismo.

Fonte: InforPress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras