Cabo Verde e ilhas Canárias juntas para "crescimento azul"

Os governos de Cabo Verde e da região autónoma espanhola das Canárias assinaram, segunda-feira, em Las Palmas, um acordo de cooperação e colaboração para promover um “crescimento azul” dos dois arquipélagos vizinhos do Atlântico.

O protocolo assinado pelo ministro cabo-verdiano da Economia e Emprego, José Gonçalves, e pelo conselheiro da Economia, Indústria, Comércio e Conhecimento da Administracção Pública, da Comunidade Autonóma das Canárias, Pedro Ortega, tem em vista a criação de um quadro de ações conjuntas em matéria de energias renováveis, tecnologia da água e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O acordo abrange, para além das ações visando um "crescimento amigo do ambiente", o fortalecimento da cooperação económica e empresarial entre Cabo Verde e as ilhas Canárias.

Entretanto, a assinatura um outro acordo que estava previsto para ser rubricado com o Cabildo de Gran Canária foi adiado para maio próximo devido a questões “burocráticas”.

Segundo uma fonte cabo-verdiana, este acordo, mais abrangente, irá envolver áreas de colaboração para o empreendedorismo, desenvolvimento de atividades comerciais, formação e capacitação profissional.

Também contemplará áreas não menos importantes como as mudanças climáticas, com a proposta de criação de um Observatório sobre a Mudança do Clima no Atlântico leste. 

Durante a sua estadia naquela região autónoma da Espanha, o governante cabo-verdiano aproveitou para conhecer de perto um projeto em curso na ilha de El Hierro, alimentada a 100% com "fontes de energia amigas do ambiente".

Fonte: Panapress

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos