Santo Antão: 83% dos turistas que chegam à ilha consideram que visita corresponde à expectativa

Oitenta e três por cento (%) dos turistas que procuram Santo Antão, na sua maioria franceses (49%), consideram que a visita corresponde à expetativa e têm uma “avaliação muito positiva” dos atributos turísticos que a ilha oferece.

Um estudo sobre o perfil do turista que visita esta ilha, elaborado no quadro do projeto Raízes (Redes locais para o turismo sustentável e inclusivo em Santo Antão), revela que a maioria dos turistas que chega à região deseja voltar, sendo que 30% consideram “muito provável” a probabilidade de regressar.

Chegam a Santo Antão, anualmente, mais de 26 mil turistas à procura, sobretudo, da beleza natural da ilha, do contacto com a natureza, da hospitalidade das pessoas, da cultura e gastronomia, mas também para fazer caminhadas e observar a flora e fauna.

A maioria dos visitantes é proveniente da França (49%), Alemanha (15%) e Bélgica (14%).

Ribeira Grande é o concelho mais visitado e onde os turistas mais pernoitam (63%), seguido pelo Paul (48%) e Porto Novo (31%), sendo os hotéis os principais meios de alojamentos utilizados.

O vale do Paul, Ponta do Sol, Fontaínhas, Cova e Tarrafal de Monte Trigo são, para já, os sítios por onde mais passam os turistas, que avaliam, também, positivamente, a qualidade dos serviços prestados e as condições de segurança que a ilha oferece.

A necessidade de se promover atividades de lazer, melhorar a sinalização turística, criar parques de campismo, incentivo aos turistas para investir na ilha em casa própria são algumas das conclusões do estudo, apresentado semana passada em Santo Antão.

Fonte: InforPress

Notícias