Cabo Verde envia docentes para lecionar em Timor-Leste

Docentes cabo-verdianos vão dar aulas Timor-Leste no âmbito de um acorde de cooperação a ser assinado entre os governos dos dois países, anunciou terça-feira a ministra cabo-verdiana da Educação e Inclusão Social, Maritza Rosabal.

Neste preciso momento, as partes estão a analisar questões técnicas relacionadas com este tipo de cooperação, anunciou a governante, no final de um encontro de trabalho com o seu homólogo de Timor-Leste, António da Conceição, que está no arquipélago cabo-verdiano para uma visita de quatro dias.

Maritza Rosabal disse que, com este acordo de cooperação, Cabo Verde compromete-se a fazer concursos públicos para o envio de docentes de língua portuguesa e de outras áreas afins a Timor Leste com o intuito de ajudar esse país no processo de reforço da língua portuguesa.

A ministra precisou que se está já a trabalhar de modo a criar condições técnicas para que, até janeiro de 2018, possa estar tudo definido para a contratação de 16 Cabo-verdianos.

Falando do seu encontro com António da Conceição, a responsável disse ainda que o mesmo serviu também para as duas partes analisarem novas áreas de cooperação bilateral, informando que 43 estudantes timorenses vão frequentar no decurso deste ano universidades cabo-verdianas.

Por sua vez, o ministro do Estado, coordenador dos Assuntos Sociais e da Educação de Timor Leste assegurou que o seu país quer beber da experiência de Cabo Verde a nível da língua portuguesa, uma vez que o seu país enfrenta problemas neste domínio.

Disse que transcorridos 14 anos depois da independência, o setor da educação em Timor Leste está em via de desenvolvimento, com infraestruturas em todo o território, com 11 instituições de ensino superior, sendo apenas uma pública, e o acesso gratuito à educação.

António da Conceição agradeceu o apoio do arquipélago ao seu país nos últimos anos e a disponibilidade de 43 vagas para estudantes timorenses que este ano vão frequentar universidades cabo-verdianas.

“Pretendemos ver ainda qual é a possibilidade de mantermos esta cooperação sobretudo na área da educação, de modo a explorar uma nova implementação dos acordos existentes entre os dois países, uma vez que estamos a precisar dum apoio de professores cabo-verdianos”, referiu o governante.

Sublinhou que a ideia passa também por reforçar a formação dos professores timorenses para que possam dar continuidade no ensino do português nas escolas do ensino de base e secundário.

Fonte: Panapress

Notícias