São Vicente: Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar vai sediar academia de excelência em formação marítima

A Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar (FECM), da Uni-CV, foi selecionada para sediar uma das três academias de excelência em formação marítima para segurança e proteção das regiões da África Ocidental e África Central.

Doravante, são três as academias de excelência em formação marítima para segurança e proteção das regiões da África Ocidental e África Central, sendo que as outras duas ficarão sediadas em universidades do Gana e da Costa do Marfim.

Com sede no campus da Ribeira de Julião da Uni-CV, em São Vicente, a FECM, com a distinção, segundo o seu presidente João do Monte Duarte, fica habilitada para oferecer programas inter-regionais de formação marítima e receber estudantes de toda a região do Golfo da Guiné.

Trata-se de programas específicos que serão financiados por entidades como a União Africana e outros parceiros internacionais, sendo que, avançou, o arranque dos primeiros programas de formação está previsto para o último trimestre de 2019.

Segundo explicou, o processo de seleção culminou com a assinatura do memorando de entendimento entre o Centro para Coordenação Inter-regional e as três universidades selecionadas no dia 30 de Janeiro, em Yaounde (Camarões). O processo teve a duração de “vários meses” e foi baseado em reuniões com os representantes das instituições de formação marítima das regiões da África Ocidental e Central assim como em visitas às instalações por parte do Centro para Coordenação Inter-regional (ICC, na sigla em inglês) e outros parceiros internacionais como a Expertise France.

O ICC foi estabelecido na Cimeira dos Chefes de Estado da CEDEAO e da África Central (ECCAS) e é o órgão responsável pela coordenação e implementação de estratégias de segurança e proteção nos respetivos espaços marítimos das duas regiões africanas.

Um dos componentes das estratégias traçadas é o estabelecimento de um programa inter-regional de formação na área marítima a partir de centros de formação considerandos de excelência na região.

Fonte: SAPO CV

Notícias