São Vicente: Celina Pereira homenageada na 2ª edição do Micadinaia Fest que marca arranque “nova temporada” do CCM

A cantora Celina Pereira vai ser a homenageada da segunda edição do Micadinaia Fest, agendado para o próximo dia 21, que marca uma “nova temporada” do Centro Cultural do Mindelo (CCM), como informou hoje o diretor, António Tavares.

O dia 21 de Março, assinalado como Dia Internacional da Poesia e também o começo da Primavera, será, segundo este responsável, também um dia de “renovação” para o CCM e que marcará a “nova temporada” do centro com várias atividades, a partir das 15:00 até à meia-noite.

Entre estas o “grande concerto” de solidariedade à Celina Pereira, que se encontra a recuperar de problemas de saúde neste momento, revelou o diretor do CCM em conferência de imprensa.

“Decidimos fazer uma homenagem à mulher na literatura e na poesia e à Celina Pereira que é uma cantora particular da nossa literatura e uma investigadora naquela que podemos chamar de música teatral”, explicou António Tavares, adiantando que o universo da cantora, vai ser interpretado pelos “mais novos e não só”.

Outro tributo também vai ser feito à Editora Ilhéu, na rubrica “Dos ded conversa” (dois dedos de conversa, em português), que, segundo a mesma fonte, tem feito um “trabalho de décadas no silêncio”, mas que tem surtido “grande efeito” no universo literário cabo-verdiano.

“E homenageá-los com uma conversa com a Dr.ª Ana Cordeiro seria uma forma de dar a conhecer o trabalho que eles fazem e que é o resultado do nosso Prémio Camões na voz de Germano Almeida”, reforçou.

A programação do Micadinaia Fest contempla ainda uma performance na abertura, a reposição da exposição “Teada”, apresentada pela primeira vez no contexto da Feira de Artesanato-Urdi, “Flam poesia” (diz-me poesia, em português) e Chá poético com a participação dos alunos da formação de jogral, que decorre neste momento no centro.

A palavra “Micadinaia” foi inventada pelo investigador, cientista e poeta, João Varela, também conhecido por João Vário e recebe o significado de Mindelo Academia.

“E Mindelo neste sentido de academia é nossa intenção, as pessoas já começam a ouvir, a repetir e a reparar que João Vário fez algo muito valioso e muito grande”, assinalou, adiantando que, desde a primeira edição, o objetivo é de realçar a intenção do poeta de criar um universo literário em São Vicente e que agora querem ensinar aos mais jovens.

Desta forma, conforme António Tavares querem fazer um “trabalho sustentável” para que a Micadinaia não seja só uma palavra, mas sim passe à ação, e que estará a ser materializado nesta temporada 2019/2020 com as várias formações, entre as quais, o Coral Bana, “Travadinha Orquestra” “Tabanka-orquestra de percussão” e o “Camicazé”, formação de teatro.

“Estes (jovens e crianças) passarão a ser os nossos vivendus desta casa e passarão a fazer parte da vida cultural do Mindelo”, concretizou.

A primeira edição do Micadinaia Fest aconteceu em Março de 2017.

Fonte: InforPress

Notícias