Santo Antão recebe seminário internacional para debater o turismo ecológico

Especialistas em ecoturismo das regiões periféricas da União Europeia (UE), Cabo Verde e países associados, vão estar, a partir desta quarta-feira e durante dois dias, no Porto Novo, Santo Antão, num seminário internacional para debater o turismo ecológico.

O evento, que se realiza no quadro do projecto Eco-Tur, financiado em 250 mil contos pela União Europeia (UE), através do programa de cooperação territorial entre Portugal e Espanha, representa uma grande oportunidade de promoção de Santo Antão como destino turístico e de investimentos, acredita o edil do Porto Novo.

Conforme Anibal Fonseca, os municípios santantonenses pretendem aproveitar a presença em Santo Antão de especialistas das Canárias, Açores, Madeira, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia para desencadear “uma boa acção diplomática” de promoção turística desta ilha, que tem com meta afirmar-se, nos próximos anos, como um dos principais destinos turísticos do arquipélago.

Este seminário internacional, co-organizado pela Câmara Municipal do Porto Novo, faz parte de uma série de 17 fóruns sobre o ecoturismo previstos, para os próximos dois anos, no âmbito do Eco-Tur, tendo as Canárias e os Açores já recebido esse evento.

O Eco-Tur, que já colocou à disposição do Porto Novo, um dos 17 municípios beneficiários do projecto, 35 mil euros (quase quatro mil contos), tem como propósito a adopção de uma estratégia visando a conservação e valorização do património natural e etnográfico, através de criação de produtos turísticos.

Além de uma rede de miradouros, o projecto Eco-Tur prevê a criação no Porto Novo da rota turística “Claridade”, que ligará Ribeira das Patas ao Planalto Norte, acções que têm por objectivo a promoção do turismo rural.

Além do Porto Novo, a rede internacional Eco-Tur inclui ainda sete municípios das Canárias, quatro dos Açores, dois da Madeira e ainda, como associados dos terceiros, municípios da Mauritânia e Senegal.

Santo Anão que, a partir de hoje, 29, passa a contar com a sua associação do turismo, recebeu, em 2017, mais de 26 mil turistas (um aumento de 23,8% em relação a 2016) à procura, sobretudo, do turismo de natureza.

Fonte: InforPress

Notícias