Santo Antão: Autarcas querem mostrar a investidores o “grande potencial” da ilha no turismo de sol e praia

Santo Antão tem “grande potencial” para o turismo de sol e praia, graças às várias praias de que dispõe, sobretudo no Sudoeste da ilha, onde existe perto de uma dezena de praias de areia negra, acreditam os autarcas.

O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, confirmou que na costa marítima de Santo Antão, mais precisamente no litoral do seu município, a partir da Ribeira Torta, existem, pelo menos, oito praias de areia negra, que mostram que esta ilha tem “grande potencial” capz de incrementar, também, este segmento do turismo.

Desde da Ribeira Torta, passando pela Praia Formosa, até Canjana, foram já identificadas três praias de mil metros de extensão cada e outras cinco praias de menor dimensão (com 300 a 500 metros), que podem ser exploradas, segundo Fonseca.

Os autarcas de Santo Antão já alertaram o Governo para a necessidade de se fazer “um trabalho” de promoção dessa zona, com vista a mostrar aos investidores esse potencial.

O presidente da câmara do Porto Novo propõe a construção de um trilho até zona de Canjana, para permitir aos investidores chegarem à essas zonas e conhecerem as potencialidades que Santo Antão possui, também, a nível do turismo de sol e praia.

Além disso, há ainda no Tarrafal de Monte Trigo, “uma das maiores praias de areia negra” do arquipélago.

Santo Antão é já considerado uma “ilha modelo” no segmento do turismo de natureza, recebendo, anualmente, mais de 26 mil turistas, sobretudo, para a prática do trekking (caminhadas em trilhas).

Fonte: Sapo CV

Notícias