Ritmo de crescimento económico continua a acelerar em Cabo Verde

O ritmo de crescimento económico em Cabo Verde continuou a acelerar-se no quarto trimestre 2016, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, graças à tendência favorável registada, sobretudo, nos setores do turismo e dos transportes e serviços auxiliares.

De acordo com dados do Inquérito de Conjuntura aos Agentes Económicos, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), no turismo o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, registando o valor mais alto dos últimos 32 trimestres consecutivos.

Isto apesar de os empresários terem apontado a insuficiência da procura e o excesso de burocracia e regulamentações estatais como sendo os principais obstáculos no período em referência.

Em relação ao transporte e serviços auxiliares aos transportes, o indicador de confiança registou o valor mais alto dos últimos 17 trimestres consecutivos, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, apesar da concorrência e das dificuldades financeiras que foram apontadas como os principais constrangimentos no setor.

Em contrapartida, no setor do comércio em estabelecimentos, a conjuntura inverteu a tendência ascendente do último trimestre, evoluindo negativamente face ao trimestre homólogo.

Para tal, pesaram também a questão da burocracia, as regulamentações estatais e a rutura de stocks.

Igualmente, com tendência decrescente estiveram os setores da construção, da indústria transformadora e do comércio em feira.

O nível elevado da taxa de juros e o excesso de burocracia e regulamentações estatais para o setor da construção e frequentes avarias mecânicas e equipamentos insuficientes no setor da indústria transformadora foram os principais constrangimentos apontados pelos empresários inquirdos.

Fonte: Panapress

Notícias