Primeiro Encontro de Técnicos de Turismo da CPLP realiza-se em Lisboa: Cabo Verde marca presença

Arranca hoje em Lisboa, Portugal, o primeiro encontro de técnicos de turismo da CPLP. Cabo Verde também marca presença.

As boas práticas do turismo em Portugal vão ser partilhadas com técnicos de turismo de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste, de 3 e 5 de Junho, na Escola do Turismo de Portugal // Lisboa, no âmbito do PECTUR – Plano Estratégico de Cooperação em Turismo da CPLP.

A partir da análise do caso de sucesso de Portugal e da Estratégia Turismo 2027 – uma estratégia nacional, consensual e partilhada, com uma clara visão de longo prazo – “o objetivo é capacitar estes agentes na promoção do turismo enquanto fator de desenvolvimento económico, de preservação ambiental, de valorização cultural e de bem-estar social.”

Durante três dias, o Turismo de Portugal irá partilhar com as mais de duas dezenas de técnicos dos países referidos, “a experiência e conhecimento sobre capacitação de destinos, estruturação de produtos turísticos, captação de investimento, dinamização de redes locais, marketing territorial e digital, inovação, mercados, produção de conteúdos e instrumentos de apoio ao turismo.”

Aos participantes serão apresentadas ferramentas que os poderão ajudar a atrair investidores e a captar e mobilizar o tecido empresarial para o desenvolvimento do turismo. O apoio à criação e requalificação do produto turístico e à cooperação entre as estruturas administrativas do turismo são outras das áreas a abordar.

Esta ação integra ainda uma componente prática, em workshops sobre as plataformas de conhecimento Business Intelligence e SigTur, investimento e inovação, a prática do jogo em Portugal, produtos, experiências e qualificação profissional.

O programa conta também com visitas a alguns casos práticos nos dias 6 e 7 de Junho. Para além das Aldeias do Xisto, das Aldeias Históricas e do Geoparque Naturtejo, será também incluído um caso prático do Programa Revive, o Convento de S. Paulo, em Elvas, o primeiro imóvel a ser submetido a concurso e que se encontra em fase adiantada de obra, prevendo-se a sua abertura como uma unidade de quatro estrelas.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, participará num encontro com estes técnicos, pelas 12:30 da próxima segunda-feira, dia 3, na Escola do Turismo de Portugal de Lisboa.

Fonte: A Nação

Notícias