Primeira fase da TDT já está concluída. Transição acontece no primeiro semestre de 2018

A primeira fase do projecto do Sistema Televisão Digital Terrestre (TDT) que abrange as ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Maio já está concluída e a transição das transmissões analógicas para digital acontece no primeiro semestre de 2018.

A informação foi avançada hoje, pelo presidente da Agência Nacional de Comunicações (ANAC), David Gomes, na cerimónia de inauguração simbólica, prosseguida da entrega de equipamentos TDT, na localidade de Mato Mendes, no Tarrafal de Santiago, acto presidido pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

“A transição do analógico para o digital é urgente, porque neste momento estamos a ter duas emissões (analógica e digital) que consomem muita energia, e é um custo elevadíssimo para o cofre do erário público”, explicou.

Segundo David Gomes, a ilha de Santiago já está 90% coberto, à excepção de São Domingos, garantindo, no entanto, que a maior ilha do país, vai estar 100% coberta em Janeiro de 2018.

De igual forma, assegura a ANAC, a ilha de São Vicente já está coberta a 100%, não havendo neste momento “zonas-sombra”.

A segunda etapa do projecto TDT, que abrange Santo Antão, São Nicolau, Boa Vista, Brava e Fogo, será implementada “brevemente”.

Explicou, por outro lado, que a rede do TDT construída de raiz, vai servir para o projecto da regionalização, ou seja, vai permitir que se tenha canais regionais, ajuntando que o mesmo está preparada para a diáspora, e para quem não quer aceder através de antenas, mas com “smartphones” e “tablet”.

De acordo com Abraão Vicente, o passo seguinte é a oficialização da empresa pública que será denominada TDT-Cabo Verde Broadcast, aprovada já no Conselho de Ministros.

O projecto TDT, que abrange televisão (seis canais) e rádio (sete canais) já tem os receptores box à venda no mercado.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias