Mulher eleita líder da principal Central sindical em Cabo Verde

A sindicalista Joaquina Almeida foi eleita, sábado, secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS), a principal organização do género no arquipélago, integrada por 19 sindicatos, apurou a PANA na cidade da Praia.

A eleição de Joaquina Almeida, a primeira mulher a liderar uma central sindical em Cabo Verde,  ocorreu durante o VII Congresso da UNTC-CS, sob o lema “Justiça, Inclusão e Igualdade Sociais”, que teve lugar nos dias 25 e 26 de novembro num dos hotéis da Cidade Velha.

Participaram no evento 125 delegados de todo o país.

A também jurista, que concorria ao cargo com o presidente do Sindicato das Instituições Financeiras (STIF), Aníbal Borges, conquistou o voto de 73 dos 125 votos dos delegados ao congresso contra 52 do seu adversário.

A lista encabeçada por Joaquina Almeida ganhou também a votação para assembleia geral, o conselho de disciplina e o conselho fiscal da central sindical.

Antes da escolha dos órgãos dirigentes, os delegados aprovaram a proposta de alteração dos estatutos da UNTC-CS, em relação a incompatibilidades e impedimentos, quotização, utilização de novas tecnologias nas reuniões de alguns órgãos e exercício das funções de secretário-geral a tempo inteiro.

Joaquina Almeida, que exercia o cargo de secretária-geral adjunta da UNTC-CS na anterior direção, teve o apoio do secretário-geral cessante, Júlio Ascensão Silva, que esteve à fente da UNTC-CS durante quase três décadas.

Fonte: Panapress

Notícias