Ministro José Gonçalves leva Chefe da Cooperação da União Europeia a conhecer potencialidades da ilha Brava

O Ministro do Turismo e Transporte e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, cumpriu um intenso programa de deslocação à ilha Brava, onde pôde constatar, no terreno, vários projetos e obras em curso financiados pelo Governo, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo.

O Ministro José Gonçalves esteve acompanhado do Chefe da Cooperação da União Europeia (UE), José Roman Leon Lora, que pela primeira vez foi conhecer a ilha das Flores para ver de perto a sua riqueza, em termos turísticos, a diversidade paisagística e o potencial da ilha que tem sido muito procurada sobretudo por turistas europeus.

O governante cabo-verdiano e seu convidado percorreram várias localidades da ilha para, no âmbito das relações de cooperação entre Cabo Verde e a União Europeia, analisar as oportunidades de investimento e o incremento nas relações com a Brava, traduzidas em iniciativas concretas, que vão permitir o desenvolvimento sustentável da ilha e a melhoria da qualidade de vida da sua gente.

O Ministro almeja que os turistas estrangeiros e, também, nacionais visitem cada vez mais a ilha das Flores e, para isso, mostrou que é preciso melhorar a oferta, tomar várias medidas, designadamente a melhoria da organização dos operadores turísticos, a criação de um centro interpretativo, tudo no sentido de mostrar aquilo que é a tradição, a história e a rica cultura da Brava. “Nós achamos que a Brava tem todas as condições e trabalhamos, cada vez mais, no sentido de melhorar essa oferta turística”, sublinha.

Durante a sua estada na ilha, o governante aproveitou a ocasião para reunir-se com os operadores turísticos locais para auscultar as reais preocupações que inquietam os fazedores do turismo, sobretudo a questão dos transportes e a ligação da Brava com o resto do país que, não obstante ter um barco disponível, ainda continua com alguns problemas.

Durante a sua estada na ilha, José da Silva Gonçalves e o Chefe da Cooperação da UE, acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal, Francisco Tavares, visitaram as localidades de Lomba, Tantum, Fajã d'Água e Furna.

Recorde-se que antes da partida para a ilha Brava, o governante e o representante da UE em Cabo Verde estiveram na ilha do Fogo onde visitaram as obras de requalificação da piscina natural de Salinas que contaram com o financiamento da UE.

Já no Concelho de Santa Catarina participaram na cerimónia de inauguração do Miradouro e Centro Multimédia Maria Cruz, “uma importante infraestrutura que irá servir como um ponto de referência turística, tanto para as pessoas desta localidade, como para os turistas que visitam este município".

Fonte: A Semana

Notícias