Mindelact: Divulgados primeiros espectáculos/grupos para edição 2018 que acolhe companhias teatrais de 14 países

A 24ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact) decorre este ano, pela segunda vez, no mês de Novembro, de 02 a 11, e a organização já começou a divulgar os grupos confirmados.

Como vem sendo hábito, o sítio do Mindelact na Internet tem sido a plataforma utilizada para o anúncio gradual da programação, estando já disponível a do Palco 2 que terá, este ano, nove espectáculos diferentes, “mais do dobro” em relação aos anos anteriores, oriundos de países como Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

O Palco 2 terá, assim, uma “forte componente” cabo-verdiana, com quatro dos nove espectáculos programados, ou seja, Bodje de Rabeca (Projecto Chiquinho), Kode di Dona (Raiz di Polon), Eu já fui assim (Somá Cambá) e Cloun Creolus Dei (GTCCPM).

A organização destaca ainda, na programação do Palco 2, o espectáculo Armazenados, da companhia portuguesa Art’Imagem, uma estreia absoluta, com o cabo-verdiano Flávio Hamilton a assinar a encenação.

Previstos estão, igualmente, para o mesmo palco, as peças “A poesia é uma arma carregada de fut”, por Pedro Lamares (Portugal), Negrinha, por Sara Antunes (Brasil) e Luminoso Afogado, Teatro Griot, (Portugal/Moçambique), De Marfim e Carne – As Estátuas Também Sofrem, de Marlene Freitas, entre outras.

Palco 2 à parte, a edição 2018 do Mindelact prevê “mais de meia centena de espectáculos” nos dez dias do evento, numa programação dividida em oito secções, nomeadamente Palco 1, Palco 2, Festival Off, Teatro na Praça, Teatrolândia, Ciclo Internacional de Contadores de Estórias (CICE), Teatro de Rua & Performances e Oficinas.

Ao todo serão 14 países representados no Mindelact’2018: Alemanha, Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Croácia, Cuba, Espanha, França, Gana, Marrocos, Portugal, República Checa e Uruguai.

“Organizamos com arte, alma e afecto aquele que é considerado o maior e mais importante evento de artes cénicas da África Ocidental”, lê-se no texto de apresentação da edição deste ano, tratando-se de um certame que ocorre há 23 anos sem interrupção.

Sabe-se, por outro lado, que o teatro do Mindelact 2018 deve chegar a bairros e localidades mais afastadas do centro da cidade do Mindelo como Salamansa, São Pedro, Norte de Baía, Craquinha e Ribeirinha, entre outras.

O Festival Internacional de Teatro do Mindelo é o principal evento teatral de Cabo Verde, “o mais importante acontecimento teatral” de toda a África Lusófona e da África Ocidental.

Além da vertente de espectáculos, promove o intercâmbio entre todos os participantes, acções de formação nas mais diversas áreas artísticas ligadas ao teatro, concertos de música, exposições de design e artes plásticas, um “Festival off” alternativo e uma programação específica dirigida às crianças, denominada de “Teatrolândia”.

Teve a sua primeira edição em 1995, só com a participação de grupos de São Vicente e Santo Antão, em 1996, teve um cunho nacional e, em 1997, internacionaliza-se.
Fonte: InforPress

Notícias